10 de setembro de 2020

Pintura eletrostática: o que é, onde fazer e como aplicar

Descubra o que é a pintura eletrostática

 

Você já ouviu falar na pintura eletrostática? Sabe do que se trata e como ela é feita? Conhecida como uma técnica de pintura resistente, ela desperta curiosidade. Afinal, muitas pessoas ainda não sabem como funciona essa técnica ou sequer ouviram falar dela. 

 

Mas caso você faça parte desse grupo, não se preocupe. Abaixo traremos alguns esclarecimentos sobre esse tipo de pintura: como ela funciona e para que ela serve. Confira!

 

 

O que é a pintura eletrostática? 

Como o nome já sugere, trata-se de um método criado para ser utilizado em superfícies feitas de materiais que possuam carga elétrica. Por isso, esse tipo de pintura costuma ser aplicada em superfícies metálicas, como portões de aço e esquadrias de alumínio. 

 

 

Como ela funciona? 

Diferente de outras técnicas, que permitem que amadores possam se aventurar pintando, a pintura eletrostática “pede” o trabalho de um profissional. Inclusive, sendo um procedimento feito de preferência em um ambiente industrial. Isso porque ela exige uma forma de aplicação diferente, com uma pistola especial que é previamente carregada. 

 

Dessa forma, quando a superfície é pintada, a tinta recebe uma carga elétrica contrária a do material da superfície, proporcionando uma maior fixação da tinta na peça.

 

O tipo de tinta mais utilizado nesse método é à base de pó e não possui solvente, por isso ela é considerada uma tinta ecológica. Depois de ser aplicada na peça, ela é levada para uma espécie de estufa, onde a tinta à base de pó se fundirá à superfície aplicada. 

 

 

Quais as vantagens da pintura eletrostática? 

Como já dissemos, uma das grandes vantagens da pintura eletrostática é sua resistência. Por causa da atração das cargas elétricas, presentes na tinta e no material no qual ela é aplicada, a tinta se fixa como um imã e proporciona uma pintura mais resistente do que a maioria dos métodos que encontramos por aí. 

 

Logo, ela oferece resistência à abrasão e corrosão, resistência aos efeitos da exposição ao clima (raios solares, calor, frio, umidade…) e, em alguns casos, até mesmo resistência a impactos.  

 

Mas a resistência não é a única vantagem que esse tipo de pintura apresenta. Pois, outro benefício proporcionado por ela é a perfeição do acabamento, que não costuma apresentar manchas, bolhas ou gotejamentos.

 

Além disso, esse tipo de pintura é flexível, ou seja, consegue cobrir áreas de difícil acesso. Tem uma ótima diversidade de cores, excelente rendimento, não é agressiva para o meio ambiente, possibilita que a troca de cor seja feita de maneira rápida e tem uma boa variedade de aplicação. 

 

Então, gostou de conhecer a pintura eletrostática? Deseja ler mais textos como esse? Nesse caso, você pode nos acompanhar por aqui! No nosso blog você irá encontrar vários textos com dicas sobre pintura e decoração!  

 

Além disso, se quiser ver nossos conteúdos em primeira mão, é só preencher o formulário abaixo e assinar nossa newsletter. Mas não acaba por aí! Você também pode acessar nosso Pinterest para conferir as inspirações que selecionamos com esse tipo de pintura. 

Um Comentário em “Pintura eletrostática: o que é, onde fazer e como aplicar

PAULO de Magalhães
29 de maio de 2021 em 06:05

Gostei

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *