14 de fevereiro de 2020

Textura de parede: confira os principais tipos

textura de parede - pintor aplicando textura em superfície lisa

Textura de parede feita com rolo de pintura. Foto: Construindo Décor / Reprodução

Ótima para ajudar a destacar o ambiente, uma textura de parede pode ser produzida em padronagens e efeitos diversos. Portanto, como existem texturas de vários tipos, conhecê-las te dará oportunidade de entender quais delas funcionam melhor no ambiente que você deseja reformar.

 

Sendo assim, selecionamos aqui os principais tipos e o que é preciso para aplicá-las. Conheça-os e descubra qual combina mais com o seu estilo de decoração!

 

Como se faz texturização de parede?

Os equipamentos necessários para realizar uma texturização em parede variam conforme o estilo que se deseja aplicar. Desempenadeira de inox e PVC, espátulas lisas, esponjas, vassouras e escovas são os mais utilizados. Cada um desses acessórios ajudam a dar  diferentes formas à textura aplicada na parede.

 

Grafiato

textura de parede grafiato

Foto: Torres Cabral / Reprodução

Uma das técnicas mais conhecidas de texturização de parede, o grafiato nada mais é do que uma mistura de grânulos de cristais naturais à massa.

 

O visual dessa textura é bem rústico e seu uso deixa a parede bem resistente. Por causa disso, o grafiato uma excelente opção para fachadas ou áreas externas.

 

Para aplicar a textura na parede é necessário o uso de uma espátula e desempenadeira de PVC e fazer movimentos sempre na mesma direção para obter um acabamento rústico, com aspecto arranhado.

 

Clássica / Bico de Jaca

textura de parede - textura clássica ou bico de jaca

Foto: Pixabay / Reprodução

A textura clássica também é bastante utilizada. Realizada com rolos de espuma ou nylon, a diversidade de padrões e estampas é um de seus diferenciais. Para fazê-la basta utilizar massa granulada fina, que é a responsável por trazer o efeito à parede.

 

Pátina

textura de parede - pátina

Foto: Freepik / Reprodução

Efeito mais discreto, o riscado é feito com o auxílio de uma vassoura ou escova. Aqui a ideia é seguir um único padrão, geralmente o vertical, passando o acessório que fará a textura quantas vezes forem necessárias para se chegar ao efeito desejado.

 

Agora que você já conhece os principais tipos de textura de parede, confira outras inspirações que selecionamos em nossa página do Pinterest ou navegando por nossos outros artigos.

4 Comentários em “Textura de parede: confira os principais tipos

Clayton loures de souza
2 de agosto de 2020 em 11:10

Quero aprender mais e saber de novidades no mercado

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:15

Caro Clayton, temos inúmeras novas texturas decorativas como GRANULATO + MARMORIZADO entre outras, venha conferir de perto em uma de nossas lojas. Funcionamos em Maceió e em Arapiraca, Alagoas.

Responder
Clayton loures de souza
2 de agosto de 2020 em 11:11

Gostaria de saber quais são as novidades do mercado!

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:13

Caro Clayton, boa tarde tudo bem? A pintura eletrostática é uma novidade que merece ser conferida.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *