10 de janeiro de 2020

Massa corrida ou massa acrílica: o que são, quando e como utilizá-las

Uma das etapas mais importantes no processo de preparação da parede para receber tinta é o nivelamento da parede. Isso se faz com dois tipos específicos de material: massa corrida ou massa acrílica. 

Apesar de servirem para o mesmo fim, elas devem ser utilizadas em superfícies diferentes porque possuem durabilidades e características distintas.

Entretanto, não é só isso: saber qual delas utilizar em cada tipo de área é fundamental para conseguir o melhor resultado no acabamento. Por isso, reunimos tudo que você precisa saber sobre massa corrida e massa acrílica. Acompanhe:

 

O que é massa corrida?

Massa corrida ou massa acrílica - desempenadeira com massa corrida

Foto: Pasterer in Bromely / Reprodução

A massa corrida, também conhecida como PVA, é a mais indicada para corrigir imperfeições em superfícies internas, em alvenaria. Entretanto, ela não é resistente à umidade. Por esse motivo, seu uso se restringe a ambientes internos e secos.

Além disso, para garantir que a aplicação seja feita de forma correta, é necessário se certificar de remover as partículas soltas que ficam no reboco da alvenaria antes de aplicar a massa.

 

O que é massa acrílica?

Massa corrida ou massa acrílica - desempenadeira com massa acrílica

Foto: Tudo Construção / Reprodução

A massa acrílica, ao contrário da corrida, é muito mais resistente à umidade. Por isso é a mais indicada para áreas internas e externas.

Só é preciso ter cuidado em uma coisa: a pintura da superfície. Isso porque o resultado só é satisfatório se a tinta utilizada por cima da massa também for acrílica ou emborrachada. 

 

Massa corrida ou massa acrílica: qual a diferença?

Para áreas internas a massa corrida é a ideal. Já para as externas, a versão acrílica se sai melhor. Apesar de ambas terem a função de nivelar superfícies, as resistências são diferentes. Por esse motivo, analise com atenção qual produto atende às suas necessidades.
A massa corrida é a opção mais econômica e apresenta um visual fosco, assim como a acrílica, porém a massa corrida PVA não pode entrar em contato direto com o sol. Dessa forma, o mais ideal é aplicá-la em quartos e salas. A massa acrílica, por sua vez, protege tranquilamente áreas de serviço, banheiro e outros ambientes externos.

 

Como passar massa corrida ou massa acrílica?

Foto: Total Construção / Pinterest (Reprodução)

Todos os dois tipos de massa, seja corrida ou acrílica, são aplicados da mesma forma. Apesar de parecer fácil, o procedimento é um pouco mais trabalhoso que aplicar demãos de tinta, por exemplo. 

Entretanto, não deixa de ser relativamente simples. Confira aqui alguns cuidados para conseguir um bom acabamento:

  1. Se a massa corrida ou massa acrílica estiverem sólidas, misture o produto com um pouco de água e mexa até que o aspecto volte a ser cremoso.
  2. Para saber se o nivelamento está sendo feito da forma correta, utilize uma lâmpada. Ela te ajudará a identificar imperfeições.
  3. Não há direção certa para aplicar a massa, como é o caso da tinta. Entretanto, caso você tenha começado de um jeito fica mais fácil deixar o acabamento homogêneo seguindo a mesma direção.
  4. Espalhe a massa corrida ou acrílica com a desempenadeira e, ao passar mais produto, continue de onde parou. Manter esse procedimento fará com que todo o reboco seja preenchido.

Tiramos suas dúvidas? Esperamos que sim! Aproveite para conferir outros artigos em nosso blog que falam sobre produtos fundamentais no resultado de um bom acabamento. Além disso, inscreva-se na newsletter para receber as novidades assim que saírem e confira nosso Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *