9 de janeiro de 2020

Como usar tinta epóxi? Confira dicas e sugestões de aplicação

Como usar tinta epóxi? Afinal, ela é um coringa na reforma de qualquer casa. Além disso, é super utilizada por quem faz trabalhos DIY por conta da facilidade de aplicação. Ela caiu no gosto de quem faz DIY porque cobre diversos tipos de superfície em poucas demãos e conta com alta resistência à abrasão.

 

Dessa forma, a epóxi é o tipo de tinta ideal para pintar paredes, azulejos, banheiros, chapas de ferro, aço, cozinhas, madeiras e mais uma série de revestimentos. 

 

Se você quer saber como usar tinta epóxi para dar nova cara a algo que precisa de uma repaginada em casa, confira aqui tudo que precisa saber!

 

O que é tinta epóxi?

como usar tinta epóxi - banheiro com azulejo pintado de rosa

Foto: Beau Monde / Reprodução

A tinta epóxi é uma tinta industrial à base de um material de mesmo nome. Ela é amplamente utilizado na construção civil e é responsável por dar acabamento a pisos de garagens, quadras poliesportivas, salas de cirurgia e clínicas hospitalares. 

 

Entretanto, por conta de sua resistência e facilidade de uso, a tinta epóxi pode ser comprada em diversas cores e acabamentos. Apesar de alguns fabricantes só a disponibilizarem no acabamento acetinado, ela também pode ser adquirida em tons foscos e brilhantes. 

 

Quanto a tinta epóxi rende?

pintar com tinta epóxi - homem jogando tinta na bandeja

Foto: Unsplash / Reprodução

Uma lata de 900 ml de epóxi rende a pintura de até 15 m², porém o acabamento ideal é feito com pelo menos duas demãos. Caso a superfície em questão seja lisa, você consegue fazê-la render um pouco mais. 

 

 

Benefícios de usar tinta epóxi

 

O maior benefício de usar esse tipo de tinta é sua facilidade. Afinal, grande parte delas já vêm pronta para uso. As que não vem só precisam do acréscimo de 10% de água.

 

Por esse motivo, ela é uma das mais utilizadas por quem faz reformas por conta própria. Porém, é preciso se atentar às instruções de uso do fabricante para garantir maior qualidade de cobertura e rendimento. 

 


 

Como usar tinta epóxi?

como usar tinta epoxi - homem pintando parede

Foto: Freepik

Se você quer saber como usar tinta epóxi e realizar uma boa pintura, precisa se atentar a alguns procedimentos que você deve tomar para não prejudicar o acabamento. Confira quais são elas:

 

1. Utilize as ferramentas certas

acessórios para pintura com tinta epóxi

Foto: Haiku Deck / Reprodução

Se você não utilizar os materiais certos para realizar a pintura, o acabamento ficará deixando a desejar. Dito isso, caso opte pelo processo de pintura manual, utilize pincel e/ou rolo de lã de carneiro para pintar a superfície em questão.

 

Além dela, a lã sintética baixa também é um material que garante boa cobertura. Se preferir agilizar o processo, utilize pistola de tinta ou compressor, mas com cuidado para não deixar a superfície com disformidades.

 

Lave toda a cerâmica com água e detergente para remover graxa e gordura. Se houver limo ou mofo aplique água sanitária para a completa retirada do mofo. Secar totalmente a superfície. Para eliminar o brilho use lixa nº 360 ou 400.

 

 

2. Prepare a superfície corretamente

lixa de azulejo para tinta epóxi

Foto: 123RF / Reprodução

A superfície a ser pintada com tinta epóxi precisa estar limpa, seca e fosca. Se houver resquícios de poeira, gordura, sabão ou mofo a tinta não irá fixar.

 

Por isso, é preciso preparar a superfície em questão limpando com detergente neutro diluído em água e, logo após, passar lixa 360 ou 400. Depois disso, remova todo o pó gerado pelo lixamento com pano seco e limpo. 

 

Após esses procedimentos, basta seguir os outros passos para pintura que mostramos neste post. Além disso, em nossa página do Pinterest você pode conferir algumas inspirações de ambientes que foram pintados com tinta epóxi. Por fim, você também pode conferir este vídeo para ver o processo de forma mais visual. 

 

E aí, gostou de saber como usar tinta epóxi? Então mãos à obra! Se você gostou dessa dica, assine nossa newsletter para acompanhar nossas novidades! Além disso, não deixe de nos seguir no Pinterest para conferir mais inspirações.

 

36 Comentários em “Como usar tinta epóxi? Confira dicas e sugestões de aplicação

Lari Ceolin
22 de junho de 2020 em 21:32

tenho interesse em saber mais informações preço e qual é a melhor fosco ou acrilica casa das tinta fica onde.

Responder
Equipe Blog das Cores
16 de julho de 2020 em 15:27

Olá, Lari! Fosco é um tipo de acabamento de tinta. Já acrílica é a resina que dá origem à tinta. Tintas foscas são ideais para pintar espaços onde você não quer que o brilho da parede chame atenção. Já tintas acrílicas são ótimas para pintar espaços internos, independente do acabamento. A tinta depende do projeto que você deseja executar. Em Maceió temos 5 lojas da Casa das Tintas: Poço, Farol, Ponta Verde, Barro Duro e Tabuleiro. Em Arapiraca temos uma loja no bairro Brasília. Acesse nosso site para entrar em contato com a equipe comercial: http://www.casadastintas-al.com.br

Responder
Gildo
27 de junho de 2020 em 23:07

Muito bom o Epóxi gostei

Responder
Equipe Blog das Cores
16 de julho de 2020 em 15:28

Agradecemos pelo elogio, Gildo!

Responder
Antonio Ferreira de Melo
4 de julho de 2020 em 02:10

Como trabalhar a tinta epóxi em aço e chapas,e se ela é resistente a urina de cachorro, como é para produtos químicos e solventes…

Responder
Equipe Blog das Cores
16 de julho de 2020 em 15:31

Caro Antônio Ferreira, para trabalhar a tinta epóxi nesses materiais que você citou, o primeiro passo é identificar o tipo de aço e chapas, exemplos: AÇO CARBONO (FERRO), GALVANIZADO, INOX, ALUMÍNIO. Além disso, temos tintas resistentes a urina de animais em geral. Porém, assim como para todo tipo de produtos químicos a base de solvente, é preciso identificar ao certo qual o tipo de situação solicitada, para indicarmos os procedimentos de pintura correto.

Responder
Anderson
9 de julho de 2020 em 19:13

Preciso de uma ajuda vou passar epoxi no chão rústicos como fasso para aplicar

Responder
Equipe Blog das Cores
16 de julho de 2020 em 16:03

Caro Anderson, o primeiro passo é identificar o tipo de chão rústico. Exemplos: CONCRETO, MADEIRA, CERÂMICA entre outros. O modelo mais comum é PISO DE CONCRETO (COMO CONTRA PISO FEITO COM CIMENTO, AREIA E ADITIVOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO). Para melhor atendê-lo precisamos saber se o piso é em ambiente INTERNO (LIVRE DAS INTEMPÉRIES, COBERTO) ou EXTERNO (TOTALMENTE EXPOSTO ÀS INTEMPÉRIES, SOL, CHUVA). Pois, cada tipo de situação exige um tipo diferente de aplicação e produtos.

Responder
Vera Lucia Tavares
9 de julho de 2020 em 19:20

Adorei a msg eu vou experimentar

Responder
Equipe Blog das Cores
16 de julho de 2020 em 16:04

Agradecemos o elogio, Vera!

Responder
Lucir colpani
14 de julho de 2020 em 22:35

Muito boa explicação, tirei todas as dúvidas.

Responder
Equipe Blog das Cores
16 de julho de 2020 em 16:05

Ficamos felizes por ter ajudado, Lucir! Esperamos que nossos outros conteúdos também te ajudem a tirar mais dúvidas.

Responder
Rose
18 de julho de 2020 em 23:47

Gostaria de passar no meu banheiro …pode ser passada em cima dos azulejos?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 12:16

Olá, Rose! Pode sim. Recomendamos que dê uma lixadinha de leve pra que a tinta fixe melhor nos azulejos.

Responder
Lucia
19 de julho de 2020 em 00:03

Posso usar tinta epóxi em artesanato…vaso de cerâmica..etc

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 12:15

Cara Lúcia, tudo bem? Pode sim, temos duas opções, a linda decorativa e a Industrial. No entanto, precisamos saber um pouco mais de informações para indicar o fundo que será aplicado antes da tinta de acabamento.

Responder
José Eduardo
19 de julho de 2020 em 20:47

Pretendo fazer aplicação, não de TINTA mas de RESINA EPÓXI, bancada de banheiro de madeira. Teriam alguma orientação e qual a dificuldade em eu mesmo fazer o serviço?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 12:11

Caro José Eduardo, tudo bem? Infelizmente não podemos lhe ajudar com essa situação, pois não trabalhamos com esse tipo de resina.

Responder
Edilene Costa
20 de julho de 2020 em 03:50

Tenho como fazer outras cores de tinta epóxi naquelas máquinas das lojas

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 12:10

Cara Edilene, existe um mix bastante expansivo na linha INDUSTRIAL e um pouco reduzido na linda decorativa, sugerimos ir a uma de nossas lojas para conferir as opções.

Responder
Alessandra
21 de julho de 2020 em 00:19

E uma tinta boa para pintar parede de cozinha?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:58

Olá, Alessandra! A tinta epóxi é uma ótima opção para pintar parede de cozinha, pois tem resistência a umidade.

Responder
Edson
22 de julho de 2020 em 23:01

Muito interessante a explicação. Gostaria de saber se posso aplicar a tinta epóxi sobre um piso recém pintado com tinta para piso. Acabei de pintar mais não gostei.

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:42

Caro Edson, Infelizmente não. como há uma tinta aplicada recente, para aplicar a epóxi será preciso remover toda tinta anterior para aplicar a nova.

Responder
MARCIO CAMARGO
25 de julho de 2020 em 20:52

Usei no banheiro a tinta epóxi porém aparenta ser tão fácil de descascar. Será que se passar a lixa resolve?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:42

Caro Márcio, tudo bem? Esse tipo de epóxi não pode ser utilizado nessa área em especial. Passando a lixa sem dúvidas irá remover toda tinta.

Responder
RODRIGO
1 de agosto de 2020 em 22:35

Como faço para aplicar direto no piso? está no concreto. E para aplicação em uma parede que foi passado massa corrida?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:39

Caro Rodrigo, tudo bem? Para aplicação de tinta epóxi é preciso fazer uma boa preparação na superfície e utilizar os produtos corretos conforme análise do substrato. Esse tipo de situação é melhor resolvida com o auxílio de um profissional. Caso deseje, entre em contato com um dos nossos consultores: (82) 2122-2324.

Responder
Maria Lúcia
2 de agosto de 2020 em 00:10

Minha área é cerâmica antiderrapante, parecida com a de Copacabana, porém está toda manchada a parte branca, gostaria usar essa tinta, ela resolve o meu problema? Qual o prazo de duração? Qual a sugestão de cores? Obrigada

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:37

Cara Maria Lúcia, tudo bem? Para essa situação em especial não recomendamos o uso de tinta epóxi.

Responder
Rosemary
2 de agosto de 2020 em 20:28

Como pintar cerâmica lisa na área interna?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:11

Cara Rosemary, tudo bem? Sim é possível, temos uma tinta Epóxi à base d’água que pode ser aplicada direto na cerâmica de fácil aplicação. Boa pintura!

Responder
KAMILA ROSANE FALCÃO BEINA
4 de agosto de 2020 em 09:05

Quero usar em movel mdf (uma mesa de estudos). Minha preocupação maior é se vai corroer com os atritos, de escrever por exemplo. Tenho observado as pesquisad e acho melhor usar tinta epóxi a base de solvente..correto?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:06

Olá, Kamila! MDF é uma madeira prensada, por isso ela não corre o risco de obter corrosão. Nesse caso, só irá procriar se estiver alguma peça de aço sem pintura. Caso haja, terá necessidade de aplicar um fundo + tinta de preferência epóxi. Obrigado por acompanhar nosso blog!

Responder
Lindaiana
5 de agosto de 2020 em 14:28

Boa tarde! Gostaria de saber se pode ser pintado o chão do box?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:08

Olá, Lindaiana! Sim, o chão do box pode ser pintado, mas é preciso avaliar qual é o tipo de superfície que será pintada (azulejo, piso de cimento queimado, etc).

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *