16 de novembro de 2020

Escolha o modelo certo de pincel para as suas reformas

Cansou da cor da parede do seu quarto? Ou deseja dar uma cara nova àquele móvel antigo da sua sala? Existem diferentes tipos de pincéis para essas e outras finalidades. Você saberia escolher o modelo certo? Se a resposta for não, a gente te explica!

 
 

PINTURA EM CONSTRUÇÕES

 

Para detalhes e acabamentos, como vincos e cantos, a escolha dos pincéis vai variar conforme o tipo de tinta a ser aplicada:

  • Os de cerdas pretas, geralmente de origem sintética, são ideais para uso com esmaltes sintéticos e tintas de base oleosa.
  • Já os de cerdas gris (aquelas mais acinzentadas), que geralmente têm origem animal e são mais absorventes, são melhores para uso com tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel, látex e PVA.
  • Por fim, os de cerdas brancas devem ser utilizados com vernizes e resinas sintéticas.

 

Para a pintura de grandes superfícies, é melhor usar rolos – que também possuem algumas particularidades:

  • Os de lã de pelo curto são indicados para aplicação de tintas à base de epóxi e látex.
  • Aqueles de lã de carneiro ou sintética são recomendados para uso com tintas à base de água, como látex PVA e acrílico.
  • Há ainda os de espuma poliéster, para aplicação de esmaltes, vernizes e tintas a óleo.

 

Se você não souber qual o melhor tipo de tinta para renovar o seu ambiente – e, assim, poder escolher o pincel ideal –, não tem problema: é só clicar aqui e ver as dicas que já publicamos para te ajudar nessa tarefa!

 

Foto: Freepik / Reprodução

 
 

PINTURA DE MÓVEIS OU OBJETOS

 

Se for algo em madeira, é melhor usar esmaltes sintéticos – e, consequentemente, pincéis com cerdas pretas, conforme citamos acima. E para dar um acabamento em verniz, pincéis de cerdas brancas.
 

Para objetos metálicos, principalmente eletrodomésticos, tintas epóxi à base d’água são as mais indicadas. Portanto, use pincéis com cerdas gris.
 

Ah! E dependendo do tamanho – seja em madeira ou metálico –, considere também usar tintas em spray, que não precisam de pincéis para serem aplicadas.

 

Foto: Freepik / Reprodução

 

Se este artigo foi útil pra você, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais novidades do Blog das Cores em primeira mão! Aproveite para inspirar-se com as ideias do nosso Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *