8 de janeiro de 2020

Círculo cromático na decoração: aprenda a utilizá-lo!

Utilizar o círculo cromático na decoração é uma excelente forma de combinar cores. Afinal, Quem nunca ficou com dúvidas nessa hora? Geralmente isso acontece na hora de se vestir, mas o conceito para decorar ambientes é muito similar. Ele vale para a escolha das tintas, dos móveis e dos itens decorativos. 

Por isso, um grande aliado na decoração de casa é o círculo cromático. Se você não tem ideia de como utilizá-lo, não se preocupe: explicaremos como ele funciona, os tipos de harmonização que são possíveis fazer com ele e de que forma aplicar nos ambientes.  Acompanhe:

 

O que é o círculo cromático?

circulo cromatico na decoração - circulo com gradiente

Foto: Delfi / Reprodução

O círculo cromático é uma elipse que contém três matizes – ou seja, cores puras – e suas misturas com outras tonalidades. Elas correspondem às cores primárias (azul, amarelo e vermelho) e secundárias (violeta, verde e laranja). As demais são variações dessas misturas.  

O círculo é utilizado como referência para harmonizar tons porque utiliza quatro tipos de correspondência para definir combinações de cores. 

 

Como utilizar o círculo cromático na decoração?

Círculo cromático na decoração

Cada tipo de correspondência do círculo cromático resulta em harmonizações distintas.

Primeiramente, você precisa saber quais são as ‘leis de harmonização’ antes de começar a combinar as cores. Afinal, é a partir delas que será possível descobrir quais tons podem ser utilizados juntos. Consequentemente, você pode começar a pensar na mistura das cores. Saiba mais sobre elas:

 

Harmonização complementar

São as cores “opostas” do círculo. Apesar de parecerem distintas, elas combinam perfeitamente juntas. Entretanto, esse tipo de combinação na decoração é recomendada para quem deseja criar ambientes mais alegres e com cores vivas. 

 

Harmonização análoga

São as cores “vizinhas” no círculo. Como estão próximas uma da outra, elas conversam entre si por possuírem tonalidades semelhantes. Esse tipo de correspondência é ideal para quem busca brincar com as cores de forma mais discreta.

 

Harmonização triádica

Aqui são utilizadas três cores para compor a paleta de um ambiente. Escolha três tons distantes igualmente, de forma a se tornar um triângulo. 

 

Harmonização monocromática

Nesse caso, a ideia é utilizar vários tons da mesma cor para compor o ambiente. Apesar de parecer monótono ao imaginar, é possível criar ambientes interessantes com essa técnica. 

 

Dicas para decorar usando o círculo cromático

Agora que você já conhece os tipos de harmonização que podem ser feitas com o círculo monocromático, aqui vão algumas dicas para não errar na hora de utilizar o círculo cromático na decoração.

Por fim, uma forma super simples de utilizar o círculo cromático na decoração é entrar no site Paletton. Ele indica quais são as cores que combinam entre si automaticamente com base na escolha que você fizer. Clique aqui para conferir!

Viu só? Dá para fazer uma paleta de cores incrível com base no círculo cromático. Utilize essas dicas e comece a planejar a decor da sua casa o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *