28 de maio de 2021

Guia completo sobre impermeabilizantes

As infiltrações causam uma série de malefícios ao seu ambiente, como manchas, bolhas e descamação da pintura, além de mofo e fungos. Esses danos são prejudiciais para a vida útil da construção  e para a saúde das pessoas que moram no espaço.

 

Para garantir uma casa seca e saudável, é preciso impermeabilizar o ambiente.  Aplicar um bom impermeabilizante na hora de construir ou renovar o seu espaço é muito importante. Afinal, você protege o espaço da água não só das infiltrações, mas também de chuvas, principalmente nesse período do ano em que elas ocorrem com mais frequência e intensidade.

 

Além disso, o produto ajuda a bloquear a umidade em cômodos que por si só já possuem mais contato com a água, como banheiro, cozinha e lavanderia.

 

Na hora de impermeabilizar a sua casa podem surgir algumas dúvidas: como aplicar o impermeabilizante? Posso aplicar em outras áreas ou apenas nas paredes?

 

Para responder a essas perguntas, o Blog das Cores preparou um guia completo sobre impermeabilizantes.  Confira!

 

– O QUE É A IMPERMEABILIZAÇÃO 

 

A técnica consiste na aplicação de impermeabilizantes para proteger o seu ambiente de infiltrações e umidade. Isso ocorre porque o produto bloqueia a ação da água, que pode ser de chuva, de lavagem ou de outras origens.

 

 

Ele pode ser utilizado tanto nos ambientes internos quanto externos. E engana-se quem imagina que o procedimento deve ser feito apenas nas paredes. Além da superfície, existem produtos para cada tipo de área, como rodapé e chão.

 

Continue lendo o artigo e descubra como aplicar o impermeabilizante em todos esses os espaços.

 

– 4 MOTIVOS PARA IMPERMEABILIZAR O SEU AMBIENTE 

 

Se você ainda está na dúvida se realmente é necessário impermeabilizar o seu ambiente. Confira 4 motivos para realizar o procedimento:

 

1- Proteger a parede da umidade das chuvas;
2- Cuidados com a saúde. Já que a impermeabilização previne a proliferação de fungos e bactérias;
3- Evitar mofos na parede, aumentando a durabilidade e beleza da superfície;
4- Economizar tempo e dinheiro, já que não será necessário resolver futuras possíveis infiltrações.

 

– COMO IMPERMEABILIZAR PAREDE

 

 

Se você está construindo a sua casa, faça a impermeabilização já no projeto da obra. Mas, se sua parede interna já estiver pintada, é necessário lixá-la até que ela fique lisa para a aplicação do impermeabilizante. Depois, retire toda a poeira e faça a aplicação do produto.

 

Ele deve ser usado com, pelo menos, 24 horas de antecedência do recebimento da tinta base. O recomendado é que a aplicação seja feita em duas demãos, com intervalo de duas horas.

 

Já em áreas externas, antes de aplicar o produto, é preciso conferir que não há outras causas que possam provocar infiltrações, como canos furados ou problemas no telhado. Nestes casos, apenas o impermeabilizante não basta, é preciso consertar a origem do problema.

 

– COMO IMPERMEABILIZAR CHÃO 

 

Existem dois tipos de impermeabilização dos pisos: o rígido, que tem a capacidade de se incorporar às estruturas nas quais é aplicado, e o flexível, que não é incorporado e, por isso, pode variar e se movimentar de acordo com as deformações da estrutura.

 

 

Nos dois casos, antes de impermeabilizar é necessário fazer uma limpeza em toda a superfície, para retirar a poeira, entre outras sujeiras. Para a higienização, é possível utilizar vassouras, aspiradores ou hidrojateamento de alta pressão.

 

Tanto no sistema rígido, quanto no flexível, logo após a limpeza, aplique uma camada de composto adesivo no contrapiso.  Depois, utilize argamassa de cimento areia com aditivo impermeabilizante próprio para a substância.
Quando esse passo terminar, se você optar pelo sistema rígido, aplique uma camada de argamassa polimérica, passe de 2 a 4 demãos, com intervalo de 6 horas entre cada uma delas.

 

Já no sistema flexível, depois de aplicar a argamassa e esperar secar, coloque uma camada de tinta asfáltica de alta resistência e uma massa asfáltica de grande durabilidade. Depois de 7 dias, aplique uma argamassa para impermeabilizar e colocar a cerâmica.

 

– COMO IMPERMEABILIZAR RODAPÉS, PISOS E PAREDES ATÉ 1 M EM RELAÇÃO AO RODAPÉ 

 

Para assegurar que rodapés, pisos e paredes até 1 m em relação ao rodapé  fiquem livres de umidade e infiltração, também é preciso impermeabilizá-los.

 

Nestes casos, será necessário quebrar a parede para aplicar o impermeabilizante.  Quebre até chegar na parte do tijolo, na altura de 1 m, não é necessário demolir a superfície.

 

Essa etapa é importante, pois quando a construção é feita sem utilizar o impermeabilizante inicialmente, a parede corre risco de ter infiltração e, portanto, só corrigir o rodapé não vai resolver a origem do problema.

 

Depois desse processo, é necessário aplicar o impermeabilizante e chapiscar o local. Por fim, tinta asfáltica de grande aderência e alta resistência e deixar secar.

 

Para um resultado ainda melhor, conheça o Kit Infiltração Nunca Mais para rodapés, da Casa das Tintas.

 

– KIT INFILTRAÇÃO NUNCA MAIS PARA RODAPÉS, PISOS E PAREDES ATÉ 1 M EM RELAÇÃO AO RODAPÉ 

 

 

Para facilitar e garantir a qualidade da impermeabilização do seu ambiente, a Casa das Tintas preparou um kit completo com 5 produtos para impermeabilizar rodapés, pisos e paredes até 1 m em relação ao rodapé.

 

O kit Infiltração Nunca Mais possui:

 

– Argamassa polimérica Viaplus Top da Viapol;

– Adesivo de alto desempenho para argamassas e chapiscos Bianco Vedacit;

– Aditivo impermeabilizante Vedacit;

– Aditivo plastificante concentrado Vedalit;

– Brocha da Atlas.

 

Garanta agora o kit Infiltração Nunca Mais e proteja a sua casa e a sua família.

Visite as nossas lojas ou fale com nossos vendedores pelo Whatsapp.

 

2 Comentários em “Guia completo sobre impermeabilizantes

gabriela nunes rezende
28 de maio de 2021 em 15:55

SHOW

Responder
Elene Maria Lages
28 de maio de 2021 em 16:21

Excelente material.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *