28 de maio de 2020

Pintura com moldes vazados: aprenda como fazer!

Mudar a decoração de casa é mais simples do que você imagina, principalmente se isso for feito através da pintura com moldes vazados. Isso porque existem técnicas para facilitar essa tarefa, como a do uso do stencil: com moldes vazados, sejam desenhos ou ilustrações, estampar as mais diversas superfícies torna-se um trabalho super simples.

 

Além de possuírem uma aplicação super simples, o resultado fica incrível com pouquíssimo esforço. Se você se interessou pela técnica, mostraremos neste post dicas, inspirações e como você pode fazer pintura com moldes vazados em casa. Confira!

 

Onde encontrar moldes vazados?

pintura com moldes vazados - quarto com setas de stencil

Foto: Pinterest / Reprodução

Você encontra os moldes vazados, também chamados de stencil, em lojas especializadas em materiais para construção ou papelarias. Algumas lojas on-line também comercializam os moldes. 

 

Além disso, é possível não só comprá-los prontos, mas também personalizá-los com seus próprios desenhos. Isso te dá a possibilidade de tornar as estampas que serão aplicadas na parede ainda mais personalizadas, trazendo um visual único ao ambiente.

 

Por que pintar paredes com moldes vazados?

pintura com moldes vazados - sala com pintura stencil de bolinha

Foto: Pinterest / Reprodução

O mais legal da pintura com moldes vazados em paredes é que, além da variedade de formas, o modo de aplicação vai do gosto de quem está fazendo a pintura. 

 

Logo, você pode criar padronagens parecidas com as de papéis de parede ou simplesmente acrescentar alguns elementos na superfície a ser pintada. Ou seja, além de práticos, os moldes vazados são super versáteis. 

 

Como aplicar tinta na parede com moldes vazados?

Pintura com moldes vazados - como fazer

Foto: Pinterest / Reprodução

Para pintar uma parede com moldes vazados, ou stencil, você precisará do próprio molde, da tinta e de fita crepe para segurar o molde. Já para começar, basta posicionar o molde na área desejada e aplicar a tinta. Porém, apesar da aplicação ser super simples, pintar a parede com o auxílio de moldes vazados demanda algumas orientações.

 

A primeira delas é em relação à tinta que você vai usar. Sempre utilize tinta acrílica Premium, à base de água, para fazer o trabalho. 

 

Quanto ao acabamento e a cor da tinta, ficam ao seu critério. Entretanto, especificamente para pinturas dessa natureza, o indicado é que a tinta não seja diluída, pois a mistura do produto o tornará aquoso. Isso dificulta a aplicação e pode fazer com que a tinta escorra. 

 

Sendo assim, se você deseja fazer a pintura com tintas de tons claros, que naturalmente são mais aquosos, abra a lata e deixe-a aberta 24 horas antes da aplicação. Esse processo a deixará mais espessa, o que também facilita a aplicação. 

 

Já para o momento da aplicação, recomenda-se o uso de um rolo de espuma. Caso não queira pintar com rolo, recorra às tintas vendidas em spray. Porém, não use outros materiais. Isso interferirá no resultado do processo.

 

Cuidados ao realizar pintura com moldes vazados

A parede que irá receber a tinta precisa ser à base de água (acrílica ou PVA fosco). Para que tudo isso dê certo, portanto, é imprescindível que a parede esteja selada, emassada e bem lixada. Caso contrário, o resultado não é satisfatório ou pior: sua parede pode sofrer danos durante o procedimento. 

 

Além disso, para garantir que a tinta de fundo não sofrerá nenhum dano durante a aplicação da tinta, espalhe pedaços de fita crepe no ponto que você deseja pintar e nas áreas próximas a ele. Aguarde seis horas e os retire. Se não sair nenhum pedaço de tinta, a parede está pronta para receber o molde vazado. 

 

Gostou de saber mais sobre a pintura com moldes vazados? Deu vontade de fazer em casa? Então confira aqui algumas inspirações que selecionamos em nossa página do Pinterest. Acreditamos que você vai adorar! Para receber nossos conteúdos por e-mail, preencha o formulário abaixo. Adoramos compartilhar tendências em primeira mão com quem assina nossa newsletter. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *