16 de fevereiro de 2021

Nomes das cores: como surgiu a denominação que conhecemos?

Você já parou para pensar qual a origem dos nomes das cores? Muitas vezes, estamos tão acostumados com elas em nossa rotina, que não questionamos essa pequena curiosidade.

 

Amarelo, vermelho, azul, verde, laranja… Já que estamos em clima de Carnaval, essa festa repleta de tantos tons, o Blog das Cores vai explicar um pouquinho como nasceu a denominação de algumas cores que conhecemos!

 

Os nomes foram adaptados para o português. Por isso, na época em que foram denominadas, a maioria delas tinham semelhança com alguma palavra em outro idioma. Confira!

 

CORES PRIMÁRIAS

 

 

  • Vermelho 

Há muito tempo atrás, era a partir de um inseto chamado cochonilha que se conseguia obter uma tinta vermelha. Apesar do nome do bichinho, em latim, ser coccum, o nome da cor foi inspirado nele, afinal,  vermelho vem do diminutivo vermiculus (vermezinho).

 

  • Amarelo 

Imagina-se que o nome amarelo surgiu do latim. Isso porque, acreditava-se que uma doença chamada icterícia, que deixa a pele com um tom amarelado, era causada pela bile, uma secreção produzida pelo fígado e que tem gosto amargo, em latim: amargus. No diminutivo, a palavra era amarellus, que acabou se tornando amarelo em português.

 

  • Azul  

A origem é árabe. Lázúrd era o nome de uma pedra preciosa com essa tonalidade, que hoje conhecemos como azul. Em latim, essa rocha azulada se transformou em Lápis-lazúli. Lápis significa pedra, e o lazúli veio do termo  original árabe: lázúrd.

 

Em português, o nome foi inspirado na palavra em latim lazúli. Assim, temos o azul — em português e em espanhol — e o azzurro do italiano.

 

Já para definir esse tom na língua francesa, a origem tem inspiração nas línguas germânicas, onde a palavra bhle-was, em protoindo-europeu, significava brilhar.   Por isso, a denominação de azul na França é bleu, assim como em inglês é blue.

 

CORES SECUNDÁRIAS 

 

 

  • Roxo 

Em latim, russeus era usado para chamar o vermelho-escuro. Por isso, em português, esse tom mais escuro que o vermelho, se chama roxo.

 

  • Verde 

O verde também veio do latim. O verbo viridem, na língua materna, significa algo como crescer, verdejar.

 

  • Laranja 

O laranja, como se imagina, foi inspirado na fruta de mesmo nome. Isso ocorreu porque quando ela chegou na Europa, levada por árabes, era chamada nárandja. Como não existia nome para essa cor, ela foi denominada com o mesmo nome da fruta. Na tradução para o português, se transformou em laranja.

 

OUTRAS CORES 

 

Além das cores primárias, secundárias e terciárias, existem múltiplas cores, derivadas ou não. Por isso, vamos falar também um pouquinho da origem dos tons que — além das principais já citadas —  são muito comuns em tintas imobiliárias.

 

 

  • Branco 

A origem do branco vem de blank, que, nas línguas germânicas antigas, significa brilhante, reluzente, polido. Por isso, os povos latinos começaram a utilizar o termo para nomear o que era reluzente, surgindo, assim, o branco em português, blanco em espanhol, blanc em francês e bianco em italiano.

 

  • Bege

Beige em francês significava algo “sem cor”.  O termo surgiu da cor natural de um tecido, que ainda não tinha sido tingido.

 

  • Cinza 

A mistura de pó e brasas que sobravam das fogueiras — um tom mais claro do que o preto — eram chamadas, em latim, de cinisia. Dessa forma, a cor do mesmo tom foi nomeada igual. Em português, cinisia se tornou cinza.

 

  • Terracota

A cor laranja acastanhada tem esse nome devido à sua origem no material constituído por argila cozida no forno e utilizada em cerâmica e construção: terracota.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *