6 de maio de 2020

Pintura que imita madeira: aprenda como fazer!

Com criatividade, disposição e tinta dá pra fazer coisas incríveis em casa! A pintura que imita madeira é uma delas. Quando bem executada, esse tipo de pintura dá um aspecto de madeira natural, tornando o ambiente mais aconchegante.

 

Porém, como se trata de uma técnica, é preciso seguir alguns passos para que o resultado fique semelhante ao aspecto de madeira que você quer imprimir. Se você deseja aprender como fazer isso de um jeito simples e prático, confira logo abaixo um passo a passo para fazer pintura que imita madeira na parede da sua casa:

Onde utilizar a pintura que imita madeira?

A pintura que imita madeira pode ser usada em vários lugares: paredes, móveis e até pisos podem receber o trabalho. Logo, além de estilosa, essa técnica é muito versátil. Por isso, quem deseja levar a sensação de aconchego que a madeira transmite para as superfícies encontrará na pintura que imita madeira uma excelente alternativa.

 

Pintura que imita madeira: como fazer?

Foto: Pinterest / Reprodução

Materiais necessários

Para o fundo

pintura que imita madeira - materiais para fundo

  • massa corrida;
  • tinta acrílica fosca na cor branca;
  • rolo de lã de carneiro ou trincha;
  • desempenadeira;
  • espátula de aço;
  • lixas para massa 150 ou 180;
  • bandeja para pintura.

Para o efeito

pintura que imita madeira - materiais para fundo

  • massa para efeito na tonalidade de madeira que você deseja;
  • trincha de 4 polegadas;
  • fita crepe;
  • flanela;
  • lixa d’água 320;
  • esponja macia;
  • cera incolor pastosa;
  • carimbo efeito madeira.

 

Preparando a superfície

pintura que imita madeira - trincha pintando parede

Foto: Pinterest / Reprodução

1. Aplique de duas a três demãos de massa corrida com desempenadeira para espaços mais amplos e espátula de aço em áreas menores, seguindo as instruções de uso e secagem.

 

2. Aplique, com rolo de lã ou trincha, duas demãos de tinta branca fosca, sempre respeitando o intervalo de secagem. Aguarde 24 horas antes de iniciar a aplicação do efeito madeira na parede.

 

Fazendo o efeito madeira

Foto: Pinterest / Reprodução

1. Divida a superfície em planos de um metro de largura.

 

2. Com a trincha larga, aplique uma camada uniforme de massa para efeito diluída em água e de acordo com as instruções da embalagem.

 

3. Com o produto ainda úmido, passe novamente a trincha em movimentos verticais. Isso deve ser feito de cima para baixo, o que irá formar pequenos veios. Faça isso antes que o produto seque completamente.

 

4. Espere essa demão secar durante seis horas. Quando a superfície estiver seca, aplique a segunda demão do produto. Logo após, utilize o carimbo efeito madeira para obter o resultado. Aqui a dica é deixar espaços entre 5 e 10 cm entre uma carimbada e outra.

 

5. Deixe secar por mais seis horas. Passe levemente a lixa d’água em toda a superfície para remover o excesso de produto.

 

6. Remova o pó com um pano seco.

 

7. Com a esponja aplique a cera pastosa, sempre fazendo movimentos circulares. Quando concluir, deixe secar por cinco minutos.

 

8. Logo após, com a flanela, faça o polimento da superfície até que ela adquira aspecto brilhante.

 

Curtiu? Agora que você já sabe como fazer a pintura que imita madeira, que tal comprar os materiais para dar um up na decoração da sua casa? Para conferir mais novidades como esta, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossa página do Pinterest, onde separamos trabalhos incríveis feitos com efeito madeira!


2 Comentários em “Pintura que imita madeira: aprenda como fazer!

jucelia carvalho
14 de agosto de 2020 em 09:22

Gosto muito desse blog, me ajuda muito nas minhas artes adorei por a mão na massa e sair fazendo muito serviço sozinha e economizando na mão de obra.

Responder
Ernanelazarodasilva
7 de julho de 2021 em 09:17

Gostei muito desse aplicativo,me ensina passo a passo como fazer e fica muito lindo.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *