4 de junho de 2020

Meia parede: confira dicas e inspirações para sua decoração

Cansou de olhar para as quatro paredes da sua casa e ver tudo branco? Quer dar um jeito nisso gastando muito pouco e sem perder em estilo? A meia parede é uma solução perfeita! Além de ser super simples de fazer, ela dá uma nova cara a qualquer ambiente. 

 

Como se não bastasse essa pintura também é um curinga, podendo até substituir alguns móveis! Despertamos sua curiosidade? Quer ver como você pode fazer e utilizar a meia parede na sua casa? Então, continue lendo este texto!

 

Meia parede em linhas horizontais

meia parede na sala

Foto: Histórias de Casa / Pinterest (Reprodução)

Primeiramente, comecemos pelo básico: a meia parede horizontal. O usual é combinar o branco com uma cor mais ousada, para dar vida ao ambiente. Porém, as possibilidades das paredes com duas cores vão muito além dessa ideia. Por exemplo, utilizar as combinações do círculo cromático para criar ambientes despojados é uma ótima saída para quem quer ousar.

 

Só tome cuidado para que a meia parede horizontal não achate o ambiente. Uma sugestão para evitar que isso aconteça é não pintar a parede exatamente na metade, mas sim um pouco abaixo. Isso irá dar a sensação de amplitude. Além disso, se o pé direito da sua casa for baixo, sempre utilize cores claras na parte de cima da meia parede. 

 

Meia parede em linhas verticais

meia parede vertical na sala

Foto: The Lucky One / Reprodução

Apesar de a meia parede horizontal ser a mais tradicional, não significa que seja a única. Menos comum mas tão estilosa quanto, essa pintura também pode ser feita na vertical. Esse tipo de meia parede é ideal para quem busca um visual mais descontraído e moderno. 

 

Além de dar mais personalidade à casa, esse estilo de pintura fica ótima em ambientes minimalistas, pois ajuda a destacar uma área específica. Ademais, quartos infantis ficam lindos com essa técnica.

 

Meia parede com funcionalidades

meia parede como cabeceira de cama

Foto: Pinterest / Reprodução

A meia parede já é um charme por si só, mas fica ainda melhor quando essa divisão de tonalidades é usada a favor da decoração. Em quartos, por exemplo, uma meia parede pode virar cabeceira de cama, auxiliando na marcação do espaço dedicado ao móvel. 

 

Além disso, meias paredes ajudam a destacar e criar áreas específicas. Logo, se você quiser criar mais de um ambiente no mesmo espaço, meias paredes são perfeitas para isso. Home office, galery wall, área de TV, sala de jantar… 

quarto de criança com meia parede

Foto: Pinterest / Reprodução

Todos esses espaços podem ser demarcados em uma parede pintada dessa forma. Porém, áreas para nichos, prateleiras ou bancadas de cozinha também podem receber uma pintura de meia parede. As possibilidades são diversas.

 

Cuidados ao pintar meias paredes

Meia parede delimitando espaço na sala

Foto: Pinterest / Reprodução

Pintar meias paredes é super simples, mas alguns cuidados são essenciais para que o resultado dê certo. Além de toda a preparação da parede, que já falamos aqui, você também precisa demarcar bem a linha para que a pintura não saia torta. 

 

Desse modo, usar uma fita métrica é essencial para medir a altura da parede onde as duas cores se encontrarão. Não esqueça, também, de fazer várias marcações com lápis ao longo da parede. Por fim, passe fita crepe para unir todos os pontos. Além de demarcar a área, a fita também ajudará a proteger o local que não deve ser pintado. Portanto, utilize-a em portas, batentes e rodapés.

 

Agora que você viu todas as possibilidades da meia parede na decoração, que tal passar em nosso Pinterest para conferir todas as inspirações que separamos? Além disso, se você curtiu este artigo, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para acompanhar todas as novidades aqui do blog!

 

2 Comentários em “Meia parede: confira dicas e inspirações para sua decoração

Clesilene
21 de julho de 2020 em 10:34

Ideias incríveis, parabéns

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:49

Agradecemos pelo elogio, Clesilene! 🙂

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *