11 de junho de 2020

Pintura do teto: quando fazer, dicas para pintar e inspirações

Já pensou em fazer uma pintura do teto da sua casa? Pode parecer estranho à primeira vista, mas só quem já viu uma bem feita sabe o quanto ela é capaz de transformar um ambiente. O que irá ditar a pegada dessa pintura ousada é a sua personalidade e, claro, o que você deseja transmitir nesse espaço.

 

Se você chegou aqui por ainda não saber exatamente como quer que o seu teto fique e o que é preciso para realizar a pintura, tudo bem. Listamos dicas de cores que caem melhor em determinados tipos de teto, cuidados que precisam ser tomados durante o procedimento e técnicas que ajudarão a deixar a pintura do teto da sua casa do melhor jeito possível. Confira!

 

O que analisar antes da pintura do teto?

pintura do teto na sala

Foto: Pinterest / Reprodução

É importante saber se o teto possui algum problema de infiltração ou mofo. Caso a resposta seja positiva, a prioridade é consertá-lo. No mais, não há restrições para a pintura do teto de sua casa. Exceto, é claro, se o teto não for forrado. 

 

Caso não haja essa barreira, basta analisar se o pé direito de sua casa é alto ou baixo. Fazer isso te ajudará a escolher a cor mais adequada, visto que cores de teto escuras tendem a achatar um pouco os ambientes.

 

É importante ressaltar que cores claras dão a impressão de teto mais alto e iluminado, enquanto tons escuros “tornam” o ambiente menor. Porém, trazem a sensação de aconchego. Só que os tetos de ambientes pequenos, quando pintados de cores escuras, podem se tornar sufocantes para algumas pessoas. Então, é preciso dosar a tonalidade com cuidado. 

 

O tipo de teto interfere no trabalho?

pintura do teto no quarto

Foto: Pinterest / Reprodução

Sim. Isso porque tetos lisos são bem mais fáceis de serem pintados. Não quer dizer que tetos texturizados não possam ser pintados, mas o processo é um pouco mais trabalhoso. No mais, tanto tetos de gesso quanto de alvenaria são práticos de serem pintados, especialmente se estiverem bem nivelados.

 

Quais cores ficam boas no teto?

pintura do teto na cozinha

Foto: Pinterest / Reprodução

Nenhuma cor é contra-indicada. Muito pelo contrário: faça o que a sua imaginação pedir. Porém, quem nunca fez o procedimento e quer experimentar para ver como fica, pode começar de forma mais suave. Se está com medo de se arrepender, comece aplicando um tom pastel, para se adaptar ao teto colorido. 

 

O resultado será mais suave mas, ainda assim, trará personalidade ao espaço. Porém, não deixe de investir em uma cor diferente da que foi colocada nas paredes para obter esse efeito.

 

Cuidados com a pintura do teto

pintura de teto - cuidados e como pintar

Foto: Freepik / Reprodução

Primeiramente, é preciso cobrir ou mover tudo o que está abaixo dele. Logo, providencie papelões e jornais para o piso. Cubra os móveis que não forem ser retirados do cômodo com algo consistente, como lona. Além disso, proteja os soquetes de lâmpada e os cantos do teto com fita adesiva. 

 

Ademais, como qualquer outra superfície, o teto precisa ser preparado para a pintura. O processo dependerá da superfície, mas neste post que publicamos a gente explica como fazê-lo em alvenaria, e serve como base para outros tipos de acabamento. Seguindo esses procedimentos, basta passar para a pintura. 

 

Lembre-se de investir em materiais próprios para a pintura desse tipo de superfície, passe uma camada de primer antes da primeira demão e pinte sempre em zigue-zague. Isso garantirá uma melhor cobertura do teto. 

 

Como combinar o teto pintado com o resto da decoração?

pintura do teto em marrom

Foto: Tash Teb Map / Reprodução

Saber como o teto irá harmonizar com o ambiente é importante. Por isso, baseie-se na decoração do espaço. Os móveis e objetos possuem cores neutras? Se sim, as chances de acertar com tons vivos são maiores. Caso a mobília e os itens decorativos já possuam cores mais fortes, talvez seja interessante optar por tons mais suaves ou neutros. 

 

No mais, caso ainda não saiba como combinar as cores, confira o post que fizemos sobre o círculo cromático e como ele pode facilitar sua vida na hora de escolher os tons. 

 

Curtiu as dicas? Separamos em nosso Pinterest alguns tetos incríveis que deram vida aos ambientes. Clique aqui para vê-los! Se você gostou desse post, não deixe de assinar nossa newsletter. Sempre tem conteúdo em primeira mão para quem nos segue por lá. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *