3 de março de 2020

Grafite na decoração: confira dicas e inspirações

Grafite na decoração - sala de estar grafitada com poltrona

Foto: Architonic / Reprodução

Conhecido por trazer estilo, imponência e cor aos espaços públicos, o grafite é uma expressão artística genuinamente urbana, que aos poucos vêm ganhando espaço na decoração. Afinal, além de ser estiloso e cheio de atitude, ele pode se tornar um dos protagonistas de qualquer ambiente.

 

Por isso, seja na sala, nos quartos, na cozinha ou até em banheiros, quem quer quebrar a seriedade de um ambiente certamente conseguirá acrescentando um grafite nele.  

 

Sendo assim, se você quer ousar na decoração utilizando-o e ainda não sabe o que fazer, trouxemos aqui dicas de como combinar o grafite com a decoração e, além disso, dicas para acertar na escolha do desenho. Confira!

 

Posso utilizar quais tipos de grafite na decoração?

Foto: Laddo Design / Reprodução

Os estilos de grafite são inúmeros, por isso, saber quais são pelos menos os principais pode nortear sua escolha de desenho. O estilo bomb, que é aquele que você costuma ver em portas de garagem, muros e pilastras, é o mais difundido.

 

Porém, também dá para apostar em desenhos 3D ou até no wildstyle, em que as letras assemelham-se a balões. Esse estilo é um dos mais tradicionais e tem uma pegada muito ligada ao hip-hop.

 

Entretanto, a opção mais certeira é conferir trabalhos de artistas visuais que já fazem esse tipo de arte e conversar com eles para adequar sua proposta de grafite ao estilo deles.

 

Como decorar a casa usando grafite?

O primeiro passo para utilizar grafite na decoração é definir um ponto chave do ambiente para posicioná-lo. Portanto, se você quiser dar total destaque ao desenho, escolha paredes maiores. Caso queira fazer algo discreto e complementar uma decoração já existente, opte por paredes menores ou mais estreitas.

Caso você queira deixar o grafite em evidência, o ideal é que apenas ele tome o espaço da parede; mas, também, nada impede que você posicione móveis na mesma parede. A única dica aqui é tomar cuidado para não sobrecarregar ou tirar o protagonismo do grafite. Nesse caso, móveis retos e mais discretos são os ideais para harmonizar mobília e obra.

 

Em relação ao uso de cores, mesmo que você opte por desenhos monocromáticos, apostar em uma mobília mais colorida pode pesar o clima do ambiente. Não que seja proibido fazer isso, mas nesses casos o auxílio de um arquiteto ou decorador fará diferença. Se você for decorar o ambiente sem ajuda profissional, vale a dica de ater-se ao neutro. Afinal, menos é mais.

 

Salas de estar e jantar

Foto: Pinterest / Reprodução

Para a sala de estar, dá para apostar em uma parede grafitada por trás dos móveis, se você não quiser ficar olhando para a arte o tempo todo ou se ela tomar a parede inteira.

 

Isso evita que os moradores e visitantes se cansem visualmente e deixa o espaço mais livre para dar destaque à TV, racks, nichos ou prateleiras. Caso você prefira, também pode criar composições que conversem com o desenho e, assim, integrar a mobília. Só tome cuidado com o desenho e suas cores.

 

Quartos

Foto: Thalys Vidal / Uebaa Design (Reprodução)

Nos quartos, além de o grafite ter a possibilidade de ser ainda mais personalizado, dá para brincar com outros elementos fora a parede. Portas, janelas, teto e até móveis podem ganhar cores e formas. 

 

Entretanto, lembre-se que o quarto é um local de descanso e estudo, portanto, é preferencial que o grafite fique em uma posição que não atrapalhe seu sono ou sua concentração. 

 

Cozinha

Foto: Marina Orsi | Grafite: Rui Amaral / Reprodução

 

Na cozinha, o ideal é que o grafite não tome a parede em que os eletroeletrônicos ficam dispostos. Logo, aposte nas paredes laterais e em partes do ambiente mais “limpas” para não perder a mão, como o balcão da cozinha americana, caso sua casa o possua. Se preferir, você também pode grafitar a geladeira. Basta manter o ambiente neutro. 

 

Banheiro

Foto: Casa Cor / Reprodução

No banheiro, o grafite na decoração pode ficar por trás da pia ou do vaso, inclusive conversando diretamente com os espelhos, se o ambiente possuir alguns. Só tome cuidado para não pintar áreas próximas ao box do chuveiro, por conta da umidade.

 

Com essas dicas, acreditamos que você vai dar muito estilo e imprimir personalidade utilizando grafite na decoração. Se você gostou delas, não deixe de conferir outros artigos em que falamos sobre diversos estilos de decoração. No mais, para receber nossas novidades em primeira mão, assine a newsletter e não perca os novos conteúdos! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *