9 de janeiro de 2020

Qual é a cor de 2020? Confira as escolhas das principais tintas

Qual a cor de 2020? Na verdade existem várias. Afinal, ano após ano as tendências mudam em vários segmentos. Moda, design e arquitetura são alguns deles. Isso se reflete na forma como as pessoas se vestem, compram móveis e decoram suas casas.

Sendo assim, se você é uma pessoa que gosta de acompanhar tendências e quer saber quais são as cores de 2020 para utilizar nas paredes de casa, em seus móveis ou nas roupas, confira a lista que fizemos com as principais tendências e inspire-se!

 

Como a cor do ano é escolhida?

cores de 2020 - designer estudando cores

Foto: Senac CE / Reprodução

A escolha da cor do ano é feita após uma série de estudos de tendências e comportamentos dos consumidores. Além disso, também leva em conta aspectos sociais e culturais da época em questão. 

A cor escolhida em cada ano busca refletir um estado de espírito e gerar emoções, e é a partir dessa escolha que designers, decoradores e arquitetos, assim como a indústria de tintas, elaboram seus projetos e produtos.

 

Quais são as tendências de cores para 2020?

A tendência de cor mais aguardada é, sem dúvidas, a da Pantone. O instituto realiza seus estudos e divulga, sempre no mês de dezembro, o que irá ditar as principais tendências de moda, arquitetura e design.

Entretanto, diversas fabricantes de tinta, por exemplo, também contam com suas respectivas cores do ano. Elas utilizam os mesmos critérios de escolha da Pantone, mas com conceitos específicos para a decoração de casas. Confira logo abaixo as cores dos principais fabricantes de tinta:

 

Praça no Inverno, a cor de 2020 da Coral

Praça no Inverno - cor coral 2020

Foto: Coral / Reprodução

“Praça no Inverno” é o nome da cor de 2020 da Coral. Inspirados pelo começo de uma nova década, eles resolveram despertar através da cor do ano o sentimento de bondade. Utilizaram, por isso, o céu da manhã como inspiração e, através dele, chegaram ao tom. 

O tom está entre o verde, o azul e o cinza. Por isso, é super versátil e pode ser utilizado em diversos tipos de paletas, desde as mais suaves às mais vivas. De acordo com os estudiosos da marca, o tom assemelha-se à beleza passageira de um céu da manhã. Poético, né?

 

Mantra, a cor de 2020 da Suvinil

cor de 2020 da suvinil - mantra

Foto: Suvinil / Reprodução

“Mantra” é o tom escolhido pela Suvinil para encabeçar sua paleta de 2020. É uma cor que, de acordo com a proposta da marca, “nos levar a respirar, meditar e acalmar”.

O tom se dilui em outros dois subtons: ‘Horizonte’ e ‘Contemplação’. As três nuances são inéditas e o aspecto delas é de um verde azulado. 

 

Naval, a cor de 2020 da Sherwin-Williams

cor de 2020 da sherwin-williams - naval

Foto: Casa Vogue / Reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cor escolhida pela Sherwin-Williams, líder global no segmento, é o tom Naval. Inspirada no azul marinho, sua diferença está na suavidade. 

De acordo com a marca, a cor faz alusão ao estilo Art Déco dos anos 20. Por isso, ela funciona super bem tanto em destaque na decoração quanto como elemento secundário.

 

Neo Mint, a cor de 2020 da WGSN

cor de 2020 da WGSN - neo mint

Foto: Fast Mobili / Reprodução

A “Neo Mint“, como é chamada, será a principal tendência do próximo ano, segundo a empresa que é líder mundial em previsões de tendências, a WGSN. O tom escolhido tem como proposta alinhar a consciência ambiental à tecnologia, transmitindo uma ideia de sustentabilidade futurista.

 

Classic Blue, a cor de 2020 da Pantone

cor de 2020 da pantone - classic blue

Foto: Todeschini / Reprodução

 

 

A ideia da Pantone para 2020 é trazer confiança e resiliência por meio da cor. Por isso, o tom PANTONE 19-4052 Classic Blue foi o escolhido para transmitir essa mensagem. De acordo com a marca, o tom “irá fazer você se aprofundar no próprio pensamento, pois leva à meditação e reflexão”.

Classic Blue ainda vende-se como uma cor coringa por aceitar bem a incidência de luz e, quando é utilizada em conjunto com outros materiais, como metais e brilhos, ganha um efeito cósmico.

E aí, gostou das tendências de cores de 2020? Vai querer usar alguma na decoração de casa? Confira no nosso pinterest algumas inspirações para utilizar essas cores! Aproveite para assinar nossa newsletter e receber conteúdo exclusivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *