8 de janeiro de 2020

Como pintar revestimento cerâmico? Aprenda a fazer o procedimento sem dificuldade!

Existem maneiras super simples, práticas e econômicas de dar uma nova cara aos ambientes. Entender como pintar revestimento cerâmico te dá a possibilidade de fazer isso sozinho. Cobrir azulejos com tinta é uma tendência forte porque, além de cobrir as imperfeições ou manchas do azulejo antigo, pode fazer parte da decoração do ambiente como um todo.

Se você quer saber como pintar revestimento cerâmico, te mostraremos como fazer isso de forma simples e como conseguir um acabamento excelente. Confira!

 

Qual a melhor tinta para pintar azulejo e outros revestimentos cerâmicos?

como pintar revestimento cerâmico - cozinha com azulejo pintado

Foto: Casa com Moda / Reprodução

É a epóxi à base d’água. Além de não apresentar odor excessivo, o que facilita a aplicação, ela também pode ser dissolvida em água e não necessita de outros ingredientes para prepará-la, como outros tipos de tinta. 

O acabamento que ela proporciona pode ser acetinado, fosco ou semibrilho. O que você deve escolher será com base no acabamento que você quer dar. 

Leia também: entendendo os acabamentos de tinta

Pelo fato de ser impermeável, a tinta epóxi é perfeita para ambientes como a cozinha e o banheiro porque pode ser lavada sem problema algum. 

Além disso, ela é ideal para esse uso porque reveste muito bem a superfície. Isso acontece em apenas duas ou três demãos (a depender da cor) e seca em aproximadamente trinta minutos. 

 

Como preparar o azulejo para receber a tinta?

como pintar revestimento cerâmico - parede de banheiro com tinta epoxi

Foto: Assim que faz / Reprodução

Depende de como você quer o resultado, mas antes de saber como pintar revestimento cerâmico, é preciso preparar a superfície lavando-a- bem om água e sabão neutro. Isso é necessário para retirar manchas, gordura ou qualquer outro tipo de sujeira que esteja presente no azulejo. 

Logo após, se você quiser que não haja marcas de rejunte, passe massa corrida antes de começar a pintura. Logo após é preciso nivelar a superfície com uma lixa d’água. Caso queira deixá-la, garanta que ela também esteja limpa. 

Por fim, demarque a área a ser pintada com fita adesiva para não borrar. Atente-se ao nível da área demarcada com fita para a pintura não ficar torta.

 

Como pintar revestimento cerâmico: passo a passo

como pintar revestimento cerâmico - pintura

Lembre-se de passar a tinta sempre na mesma direção.Foto: Pinterest / Reprodução

Comece pela borda demarcada. Quando fizer isso, com o auxílio de um rolo próprio para tinta epóxi e uma bandeja de pintura, comece a passar o rolo em movimentos verticais. 

Siga sempre a mesma direção para que o acabamento fique certinho. Não se preocupe se a tinta não pintar tudo na primeira demão, isso será corrigido nas próximas.

Quando terminar de cobrir toda a superfície do revestimento cerâmico, espere a tinta secar e repita o processo. Só retire a fita quando a última demão de tinta secar. 

 

Cuidados com a pintura de revestimentos cerâmicos

Todas as peças do azulejo devem estar firmes na parede. Se você pintar alguma peça solta, a tinta não fixará e o trabalho pode ser perdido. 

Para não descascar ou descolorir o pigmento, evite o uso de materiais abrasivos, como esponjas de material rígido, escovas e palhas de aço, por exemplo. Ademais, para saber todos os procedimentos corretos de conservação da tinta, consulte as indicações do fabricante. 

Quando a pintura estiver pronta, mande para a gente! Se tiver qualquer outra dúvida sobre o procedimento, deixe aqui nos comentários. Além disso, se quiser receber mais dicas como esta, assine nossa newsletter para acompanhar as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *