28 de dezembro de 2020

Pintura de parede: três ideias para renovar a sala para 2021

As cores têm o poder de mudar a energia e o astral das pessoas. E elas ainda podem trazer uma sensação de renovação, que combina com o fim de ano — um período que costuma ser de reflexão sobre o que se passou e de elaboração de metas para um novo ciclo.

 

Por que não pensar também em mudanças na sua casa para 2021? Para te ajudar, o Blog das Cores dá três ideias de como renovar as paredes da sua sala, para começar o novo ano  rodeado por novas energias.

 

Várias tonalidades de uma única cor

 

 

Para quem ama salas coloridas, mas fica com medo de exagerar, a saída é usar várias tonalidades da mesma cor. A técnica consiste na utilização do mesmo tom — do mais claro, ao mais escuro — para compor o espaço.

 

É possível usar qualquer cor, desde que a pintura seja feita de forma equilibrada e harmoniosa. Por isso, a dica é utilizar de duas a 3 nuances.  Para o resultado não ficar monótono, combine efeitos, como texturas e padronagens diferentes.

 

Assim, você transforma o seu ambiente monocromático em um espaço mais criativo, atraente e colorido.

 

Neutro sem tédio 

 

 

Muitas pessoas ficam com medo de apostar em uma decoração neutra para a sala, pois acreditam que essas cores são “sem graça”. Mas, esses tons clássicos podem, sim, deixar o ambiente super charmoso.

 

A paleta de cores neutras é ampla, e não contém só o branco e o bege. Fendi, off white, creme, gelo, preto, tons de cinza e variações do marrom, entre outras, também compõem os tons que podem ser utilizados.

 

Atemporais, essas opções criam um ambiente suave, otimizam espaços e dão uma sensação de amplitude e claridade.

 

As cores neutras também são versáteis, pois, com elas, é possível usar e abusar nos objetos coloridos na decoração.  E, se quiser deixar a sala ainda mais charmosa, crie paredes texturizadas ou combinações com dois tons, como, por exemplo, o clássico preto e branco.

 

Combinações com cores escuras

 

 

Engana-se quem acredita que as cores escuras sempre dão a sensação de um ambiente pesado. Harmonizar tons sóbrios pode ser uma boa aposta para a decoração da sua sala, se dosados na medida certa e usados em paredes de fundo do cômodo.

 

Para criar um espaço mais profundo, o azul marinho e cinza escuro são ótimas opções. A cor preta também pode trazer muita elegância e charme ao ambiente, principalmente se for equilibrada com efeitos que suavizem o tom, como o granulato e o velvet. Outra opção clássica é o cimento queimado fosco, que deixa o ambiente sofisticado.

 

Os tons escuros são ótimos para contrastar com a decoração e os móveis do ambiente. Mas atenção: ao escolher uma cor escura para a sua parede é muito importante observar o tipo de acabamento. O ideal é a tinta fosca, que possui uma finalização aveludada e garante mais qualidade para a pintura da sua parede.

 

E aí, gostou das dicas? Aproveite a chegada de 2021 para renovar o seu ambiente!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *