Minimalismo é cringe?
O minimalismo surgiu na década de 1960, mas foi no século XXI que ele se tornou uma grande tendência, devido à importância de ir contra um padrão de comportamento consumista.
E se o estilo já era famoso, nos últimos dias ele voltou a ser protagonista entre as pautas de decoração. Isso porque o minimalismo, que tem muitos adeptos Millennials (nascidos entre 1981 e 1995), é considerado “cringe” (vergonhoso) para a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).
Mas, afinal, o que é ser minimalista?
Com o mantra “menos é mais”, o estilo de decoração consiste em utilizar o mínimo de itens possível, mantendo o ambiente clean, com apenas objetos que são necessários e realmente importantes para a casa, sem exageros.
CARACTERÍSTICAS DO MINIMALISMO
Cores claras
O branco geralmente é a base desta decoração, porém, outros tons claros como bege, cinza e off-white também são bastante utilizados por proporcionarem um ambiente clean.
Sustentabilidade
Como já dito anteriormente, o estilo vem na contramão da sociedade consumista, por isso, a sustentabilidade é um dos pilares dele. Desapego dos excessos e reaproveitamento de móveis e elementos estão entre as características principais do minimalismo. Além disso, as plantas também são objetos fundamentais no estilo.
Casa com plantas: quais cores escolher para combinar?
Organização
Para os adeptos do estilo, a organização é fundamental. Como não existe um exagero de cômodos, móveis e elementos dentro do ambiente, é preciso que ele sempre fique organizado. Por isso, invista em objetos que ajudem nesta missão, como bandejas e aparadores, além de mobílias com gavetas.
Formas clássicas e linhas retas
O lema do minimalismo é ser simples. Por isso, formas e linhas exuberantes não fazem parte das características do estilo. Aposte no tradicional como formas clássicas e linhas retas.
Iluminação natural
A luz natural é algo fundamental no minimalismo. Janelas e portas amplas são importantes para valorizar a luminosidade do sol.
É curioso pensar que, para muitos adeptos do minimalismo, o que seria realmente cringe (vergonhoso) seria um ambiente repleto de objetos, cheio de informação. Cringe ou não, o estilo minimalista é considerado elegante e transmite uma sensação de calma e segurança “com tudo em seu lugar”.
E você, curte mais uma decoração minimalista ou exuberante? Queremos saber a sua opinião!
- Anterior Tinta Industrial: qual escolher para a sua empresa?
- Próxima Embelezamento automotivo: conheça algumas técnicas e produtos que valorizam o seu carro