18 de junho de 2021

Descubra como a neuroarquitetura ajuda na criação de ambientes que estimulam o bem-estar

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? O conceito é o estudo da neurociência aplicada à arquitetura. E como isso ajuda a criar espaços que estimulam o bem-estar?

 

Esta área pesquisa como as características do ambiente (cores, texturas, percepção espacial, luz, temperatura, entre outros) são capazes de influenciar diretamente as reações no cérebro.

 

Quer saber mais como a neuroarquitetura pode ajudar no projeto da sua casa? Leia este artigo até o fim!

 

Como surgiu

 

A neuroarquitetura está ligada à criação da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA), em San Diego, na Califórnia (EUA), em 2003. O estudo tinha como objetivo promover e avançar o conhecimento que vincula a pesquisa em Neurociência a uma crescente compreensão das respostas humanas ao ambiente construído.

 

No Brasil, o conceito vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos.

 

Como Funciona

 

 

Quem acompanha o Blog das Cores, sabe: os tons escolhidos para a sua parede podem influenciar as sensações das pessoas que convivem no espaço.

 

A neuroarquitetura reitera esse conceito e vai além, estudando não só as cores, mas os 5 sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição.

 

Os sentidos são responsáveis por fixar no cérebro as sensações. Por isso, às vezes, temos a impressão de que determinado ambiente tem “cheiro” de algo, seja de flores, comidas ou algo que lembre uma memória afetiva.

 

Como aplicar na decoração

 

A neuroarquitetura atualmente tem sido mais aplicada em ambientes de trabalho, para estimular a performance dos colaboradores. Porém, ela pode ser utilizada em qualquer espaço: escritórios, casas, escolas, hospitais e onde preferir.

 

Confira algumas dicas de como aplicar essa ciência na decoração, para criar um ambiente que estimule o bem-estar.

 


1. Cores a seu favor

 

As cores oferecem diversas emoções às pessoas. Por isso, na hora de fazer o seu projeto, pense com carinho nos tons escolhidos. Para essa missão, conte com a Casa das Tintas.

 

Utilize a psicologia das cores para aplicar o efeito desejado no ambiente. Branco, amarelo, azul e verde costumam ser as cores mais recomendadas, porém os tons terrosos e quentes também são indicados, já que dão a sensação de proximidade com a natureza.

 

+ Psicologia das Cores: transmita sensações em seus ambientes
2. Abuse das Plantas

 

Plantas e imagens da natureza ajudam a dar a sensação de espaços verdes nos ambientes. Além disso, elas ajudam a estimular o relaxamento e o bem-estar. Por isso, esse é um dos principais pilares da neuroarquitetura.

 


3. Iluminação Natural

 

O estudo também valoriza a iluminação natural, já que ela é extremamente importante para a saúde e bem-estar das pessoas. Por isso, posicione mesas, cadeiras e sofás perto de janelas amplas. Dessa forma, ao sentar-se, você vai receber a luz solar. Além de fazer bem, também ajuda a gastar menos energia.

 

4. Organização

 

Nada melhor do que estar em um local limpo e organizado para se sentir bem e conseguir organizar os pensamentos, não é mesmo? Por isso, a organização é um dos pilares da neuroarquitetura.

 

3 Comentários em “Descubra como a neuroarquitetura ajuda na criação de ambientes que estimulam o bem-estar

José Carlos de Arruda
18 de junho de 2021 em 21:12

Cores para frente da casa

Responder
Fernanda Oliveira
26 de julho de 2021 em 11:18

Olá! Tudo bem?

Então, as cores variam de acordo com vários fatos, como o tipo de ambiente, a quantidade de sol recebida, e o gosto de quem mora lá!
Como queremos te proporcionar o máximo de conforto e beleza para a sua casa, indicamos que você vá até uma das lojas das Casas das Tintas, ou, tenha um atendimento on-line pelo whatsapp: (82) 99983-6768

Para mais informações, visite http://www.casadastintas-al.com!

Responder
José Carlos de Arruda
18 de junho de 2021 em 21:13

Casas das cores legal

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *