22 de abril de 2021

Paleta modernista: combinações de tons que criam um ambiente sofisticado

Uma cartela com 63 cores que, ao serem harmonizadas entre si, oferecem um espaço moderno e refinado. Esse é o objetivo da paleta modernista, apontada pelo arquiteto suíço Le Corbusier em sua teoria da Arquitetura Policromática.  

 

A ideia é combinar esses tons — ora mais fechados, ora mais suaves livremente, e garantir um ótimo resultado na hora de decorar o seu ambiente. 

 

Se você ficou curioso para saber o que é e como a paleta modernista pode ser utilizada, o Blog das Cores te mostra! Confira. 

 

CORES 

 

A paleta de Le Corbusier possui, de forma repaginada, os tons poderosos que dominaram a estética entre os anos de 1930 e 1960. Nela, destacam-se azul, rosa, verde, amarelo e vermelho. 

 

 

.Azul

 

Uma das principais cores da paleta modernista. Por ser uma cor neutra, pode ser utilizada em qualquer cômodo com mais ou menos intensidade. No estudo de Le Corbusier, aparece mais de 10 nuances do azul, entre tonalidades mais fortes e mais suaves. 

 

.Verde

 

O verde ajuda a trazer tranquilidade e elegância para o ambiente. Na paleta modernista, o tom também aparece em opções mais claras ou mais intensas. 

 

 

.Vermelho 

 

A tonalidade é uma ótima opção para destacar um ponto do ambiente. O vermelho pode ser usado em tons mais abertos ou fechados, em pequenos detalhes na parede ou em móveis e acessórios, como sofá, almofada, cortina.  

 

.Rosa 

A cor é muito presente na paleta de Le Corbusier, em diversas variações do tom. Ela pode ser utilizada em salas, cozinhas, banheiros e quartos, criando um espaço confortável e moderno. 

 

.Amarelo  

Amarelos mais fechados, mas não menos vibrantes, como o mostarda também são tons bastante marcantes na decoração modernista, principalmente nas paredes. Já as nuances mais vibrantes são ótimas opções para móveis e objetos.

 

. Demais Cores 

Marrons, cinzas e laranjas terrosos também fazem parte da paleta e, combinados com as demais cores, criam um ambiente sofisticado e moderno. 

 

Encontre os tons da paleta modernista e muito mais na Casa das Tintas

 

+ Tons terrosos: cores que remetem à natureza em seu ambiente

 

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA DECORAÇÃO MODERNISTA 

 

 

Além das cores, uma das principais particularidades do estilo modernista são as chamadas “plantas livres”. Ou seja, os espaços mais integrados. 

 

Deixando, assim, o ambiente com maior circulação de ar e iluminação natural. No lugar das divisões com paredes, a delimitação ocorre por meio dos móveis.

 

A mobília, inclusive, é outro aspecto importante da decoração modernista.  Além disso, esse estilo é caracterizado por portas e janelas amplas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *