Parede com efeito de aquarela deixa seu espaço artístico e refrescante
A aquarela é uma das técnicas mais antigas e conhecidas da pintura, principalmente em tela, tecido, papel e cartolina. Mas, você sabia que, além de explorá-la nessas superfícies, é possível criar uma parede com efeito de aquarela?
Isso mesmo! Que tal utilizar a técnica que combina tinta e água para deixar o seu espaço ainda mais bonito? O resultado é um ambiente refrescante, artístico e personalizado.
+ Parede ombré: confira o que é, como fazer, dicas e inspirações
VANTAGENS DO EFEITO AQUARELA
Para criar o efeito, você pode contratar um profissional ou, se preferir, fazer você mesmo. Em ambos os casos, a superfície torna-se uma “tela em branco”, pronta para ser pintada.
A parede com efeito de aquarela deixa o ambiente mais iluminado e criativo. A técnica também dá a sensação de frescor ao espaço, devido à diluição da tinta em água.
ONDE APLICAR
A parede aquarelada pode ser utilizada em qualquer cômodo. Entretanto, os quartos e as salas se destacam como boas opções.
Nos quartos, as formas e sombras da aquarela podem ser uma metáfora com o lúdico, a imaginação e a fantasia relacionada ao sonho. Além disso, as cores vão ajudar você a relaxar e a dormir melhor. Principalmente se, na hora de pintar, você optar por tons como o azul e o verde.
Já na sala, é possível criar um mural personalizado, com muitas cores. Assim, você vai deixar o ambiente bonito e elegante e vai mostrar para as visitas que ali mora uma pessoa criativa e com personalidade.
COMO FAZER
Para realizar o efeito de aquarela na sua parede, você vai precisar de:
- Tinta esmalte colorida
- Tinta branca
- Panos ou esponja
- Água
1- Misture a tinta colorida, a branca e a água para criar uma textura transparente que pode ser espalhada. A quantidade da diluição da tinta depende da textura que você quer deixar em sua parede. Mas, uma proporção recomendada é: um copo de tinta colorida, dois de branca e meio copo de água.
2- Comece a pintar a parede e, se optar por mais de uma cor, aplique uma de cada vez, usando um pano ou esponja para obter um efeito de pincelada na parede.
3- Deixe secar e, caso ache necessário, adicione mais camadas.
- Anterior Aprenda a utilizar rolos decorativos de pintura na sua parede
- Próxima Tons terrosos: cores que remetem à natureza em seu ambiente