4 de fevereiro de 2021

Como pintar o portão? Confira 4 dicas para renovar o seu!

Você sabia que, assim como outras áreas da sua casa, pintar o portão é importante para a sensação de renovação do  ambiente? Ele é parte fundamental do seu lar. Afinal, ao chegar nele, a entrada é uma das primeiras coisas que são vistas.

 

E engana-se quem pensa que o portão oferece apenas privacidade e segurança aos moradores, ele também faz toda a diferença para a arquitetura e fachada do imóvel.

 

Pintar o portão é uma maneira rápida e prática de transformá-lo e, ao mesmo tempo, protegê-lo das intempéries. Por isso, confira 4 dicas de como realizar essa pintura!

 

 

Qual tinta aplicar

 

Para pintar o portão de madeira ou feito com estrutura metálica — ferro, alumínio ou aço — o esmalte sintético é uma boa opção. Feito à base de resina sintética, ela é resistente às intempéries. Por isso, é o mais recomendado para esse tipo de superfície.

 

+ Guia completo sobre tintas

 

Dicas para pintar

 

 

1- Prepare o portão para receber a pintura

 

Antes de aplicar a tinta, é necessário ficar atento ao tempo. Isso porque, para pintar o portão, é preciso que não haja previsão de chuva, tanto no dia da pintura, quanto nos seguintes.

 

Também é preciso fazer uma limpeza completa. Com uma esponja, água e sabão, retire a poeira e as sujeiras acumuladas.

 

Se o portão for de ferro, elimine qualquer foco de ferrugem com um anticorrosivo. Já se o material for madeira, é recomendado usar uma lixa para remover qualquer tipo de farpa e irregularidade.

Anticorrosivo: Conheça a importância dele na pintura dos metais!

2- Aplique um primer 

 

O primer (ou o fundo de pintura) deixa a superfície preparada para receber a tinta, além de deixar a pintura mais uniforme, ele ajuda  a aumentar a durabilidade da cor.

 

 

3- Comece pintando as áreas menores com um pincel pequeno

 

Quando for aplicar a tinta, é preciso diluir o esmalte sintético para uma proporção de 10%  a 15%, de solventeconforme as instruções do fabricante.  Com um pincel, pinte os cantos internos e externos e as partes de difícil acesso do portão. Assim, vai ser mais fácil quando você for pintar as partes maiores.

 

4- Pinte as outras áreas com o rolo de pintura

 

Depois, utilize um rolo para aplicar a tinta na superfície maior do portão. Além de ser bem mais rápido do que o pincel, ele garante um acabamento uniforme, diminuindo marcas visíveis.

 

Feito isso, espere secar por cerca de 12h e aplique outra demão se achar necessário. Para finalizar, deixe o portão secar por, pelo menos, 24h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *