7 de janeiro de 2021

Guia completo sobre tintas

 

Na hora de pintar a casa, podem surgir muitas dúvidas. Qual cor escolher? E quais os tipos de tintas indicados para cada ambiente?

 

Para responder a essas perguntas, o Blog das Cores preparou um guia completo sobre tintas para ajudar você a se planejar e mudar os tons das suas paredes. Confira!

 

– O que é o Sistema Tintométrico?

 

Para quem trabalha na área de construção, decoração e reforma de ambientes, o sistema tintométrico pode ser muito conhecido.

 

+ Sistema tintométrico: possibilidade de escolher infinitas cores

 

Mas, nem todo mundo sabe como funciona essa técnica. O sistema consiste na preparação de tintas, por meio da mistura de bases e concentrados, transformando a cor branca em diversas cores e ampliando as opções para o consumidor. Na prática, funciona assim: você escolhe o seu tom preferido, e nós o preparamos.

 

 

Além desse processo permitir uma variedade extensa de cores, ele também contribui para a sustentabilidade, já que são fabricados apenas os produtos que foram vendidos.

 

Na Casa das Tintas utilizamos esse método para garantir ainda mais eficiência para os nossos clientes.

 

– Escolhendo a cor

 

Um dos primeiros passos para pintar a parede da sua casa, é escolher a cor. Se você já possui um tom em mente, esse processo torna-se mais fácil. Mas, se ainda não decidiu qual a tonalidade, algumas dicas podem ajudar.

 

 

1.  Tome como base o círculo cromático. Composto por 12 cores – divididas em primárias, secundárias e terciárias – o instrumento facilita o processo de visualização da combinação dos tons.  O círculo também mostra quais as cores são complementares (opostas) e análogas (lado a lado) do tom escolhido.

 

2. Pense nas suas cores preferidas. Nada melhor do que entrar em um ambiente que esteja com um tom que você goste bastante. Leve em consideração, também, a opinião dos outros moradores da casa.

 

 

3. Observe o ambiente! Se o espaço que você vai pintar já possuir móveis e objetos, o ideal é escolher uma cor que combine com toda a decoração.

 

4. Busque inspirações! Para deixar o ambiente como o dos seus sonhos, procure fotos e referências que possam te ajudar a escolher a cor ideal para o espaço. Veja algumas ideias em nosso Pinterest.

 

5. Depois de escolher a cor, é recomendado fazer um teste antes de colorir para valer. Compre pequenas latas do tom escolhido e pinte pedaços da parede para observar como vai ficar o resultado. Ou, se preferir, utilize os testes fáceis, que contemplam um rolinho embutido e 30 ml de tinta.

 

– Tipo de tintas

 

 

Tintas para áreas externas: tipos, como escolher e dicas de pintura

 

. Acrílica

 

Indicada para ambientes internos e externos, a tinta acrílica é solúvel em água, impermeável e possui rápida secagem.  Ela oferece um ótimo acabamento e é de fácil limpeza. É encontrada em três versões: fosco, semibrilho e acetinado.

 

Tinta acrílica: características, onde usar e mais dicas

 

. Esmalte

 

É indicada para pintar superfícies de ferro e madeira, como janelas e portões. Feita à base de óleo, não é solúvel em água. Apesar do bom acabamento, não é recomendado utilizá-la direto na parede. Pode ser encontrada em duas versões: brilhante e fosca.

 

. Verniz

 

Também indicada para pintar madeiras, a tinta verniz pode ser utilizada em ambientes internos e externos. Mas, atenção: como a tinta não possui proteção solar, ela é indicada apenas como pré-pintura para espaços externos.

 

. Spray

 

Recomendada para grafite, grafismos e desenhos na parede, também é uma ótima alternativa para pintar os móveis.

 

Tinta spray na decoração: conheça 5 formas de utilização

 

. Epóxi

 

A tinta epóxi é indicada para ambientes que precisam de alta durabilidade e resistência. Por isso, é bastante utilizada na construção civil, em indústrias, e em acabamentos como pisos de garagens, banheiros, cozinhas, quadras poliesportivas e clínicas hospitalares. Pode ser encontrada nas versões: acetinado, fosco e brilhante.

 

Como usar tinta epóxi? Confira dicas e sugestões de aplicação

 

– Hora de aplicar

 

 

A boa qualidade da tinta escolhida é fundamental para o resultado da pintura. Quanto melhor, menos demãos vão ser necessárias na hora de colorir o espaço. Além do produto principal, é preciso utilizar, corretamente, outros materiais, como rolos e pincéis.

 

Evite pintar áreas externas em períodos chuvosos ou com muito vento. Antes de começar, não se esqueça de preparar a parede.

 

Como preparar parede para receber tinta: confira dicas e sugestões

 

Já na hora de aplicar, não misture o produto com água, e espalhe-o de maneira uniforme, evitando grande quantidade de tintas e escorrimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *