10 de dezembro de 2020

Tendência: tie-dye em paredes

Grande tendência nos anos 1970, principalmente por causa do movimento hippie, o tie-dye tem origem milenar japonesa. No país oriental, a técnica se chama “shibori” e consiste em costurar, dobrar, amarrar ou prender o tecido para, então, mergulhá-lo em tintura, criando um resultado inesperado.

 

Neste ano, principalmente durante o período da quarentena, o estilo voltou à moda. Apesar de estar muito ligado às roupas, o tie-dye também está presente em diversos objetos de decoração. Inclusive, é possível criar estampas criativas com a técnica em paredes!

 

 

ONDE USAR?

 

Como traz mais cor e vida às paredes e estimula a criatividade, o estilo é indicado para ambientes como quartos de crianças e adolescentes ou salas de aula e recreação. Mas, nada impede que o tie-dye seja utilizado em outras áreas da sua casa.

 

COMO FAZER?

 

Materiais necessários:
– Giz
– Tintas em cores variadas
– Rolos e pincéis
– Pedaços de tecido

 

Passo 1: Com giz, crie o desenho desejado na parede. Use sua criatividade! Você pode fazer espirais, listras horizontais, verticais ou diagonais ou como preferir.

 

Passo 2: Identifique cada seção com a cor que deseja usar. Use tons parecidos próximos uns dos outros. Por exemplo: azul e verde, vermelho e laranja, rosa e roxo – enfim, cores que funcionam bem juntas. Evite utilizar pigmentos que, ao se juntarem, se transformam em cores secundárias, como vermelho e azul, que vira violeta.

 

Passo 3: Pinte duas seções de cada vez, com um tom mais escuro do que o colorido que deseja usar. Utilize um pincel seco para frente e para trás nas bordas, para misturar as extremidades das tintas e dar a elas um efeito de tingimento.

 

Passo 4: Deixe secar durante a noite.

 

Passo 5: No dia seguinte, mergulhe pedaços de tecido em tons de tintas mais claros dos que você utilizou na parede anteriormente. Role para cima e para baixo nos lugares que não foram pintados, criando um “efeito mosqueado”. Isso ajuda a parecer que a “tinta” foi absorvida no “tecido” de maneira desigual, se transformando no tie-dye. Deixe secar por 24 horas. E, pronto, é só curtir o resultado! 🙂

 

 

E, aí, gostou da dica? Se precisar de inspiração, confira as ideias do nosso Pinterest! E se quiser receber as atualizações do nosso blog em primeira mão, inscreva-se na nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *