20 de outubro de 2020

Como decorar espaços pequenos: descubra com 3 estratégias

Com a popularização dos apartamentos compactos, os cômodos se tornaram menores. Com isso, surgem as dúvidas sobre como decorar espaços pequenos de modo que a ocupação seja confortável e agradável aos olhos. 

 

Pode parecer um desafio, mas é possível! Tomando muito cuidado na escolha das cores, dos móveis e dos objetos de decoração, você tem condições de preencher um espaço pequeno de forma muito eficiente. 

 

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo nosso post! Abaixo, apresentamos algumas dicas para você ocupar seus cômodos. Além disso, mostramos o projeto que a arquiteta Natália Duarte fez para o quarto do Otto, filho do casal de influenciadores Endy Mesquita e Gustavo Moura. Confira!

 

 

Estratégias para decorar espaços pequenos

Como já dissemos, lidar com um espaço pequeno é desafiador, mas há estratégias que podem ser utilizadas durante o processo. Abaixo, falamos brevemente sobre algumas delas. Confira!

 

 

1. Paleta de cores claras

Cores escuras e vibrantes tendem a dar uma sensação de redução do espaço. Por isso, você deve fugir delas em ambientes que já são pequenos. Sendo assim, dê preferência a paletas claras, que ajudam a dar sensação de amplitude.

 

Vale ressaltar que você não precisa se limitar ao branco. Há inúmeras cores claras, como tons pastéis, que podem deixar o ambiente mais alegre sem interferir negativamente no tamanho.

 

 

2. Metrificar bem o espaço

Entender o espaço como um todo engloba também saber de cada medida dele. Com essa informação em mãos, todas as escolhas serão assertivas e é possível, inclusive, fazer uma planta baixa improvisada do cômodo. Isso não substitui, claro, o trabalho de um bom profissional, mas é uma forma de entender o que pode ser considerado ou não. 

 

 

3. Decoração vertical

Em vez de fazer uma decoração utilizando o espaço horizontal, considere ocupar as paredes. Para tanto, você pode se valer de prateleiras e nichos, que ainda são excelentes itens de organização.

 


 

O quarto do Otto

 

Partindo do tema escolhido pelos pais, que foi a Música, a arquiteta Natália Duarte planejou uma decoração que concilia conforto e funcionalidade. Assim, ela levou em consideração as necessidades e desejos dos pais de primeira viagem e adaptou o pequeno cômodo para que nada ficasse de fora.

 

Segundo Natália, a maior preocupação era não deixar o visual muito carregado. Afinal, um quarto de bebê pede leveza. Por isso, ela estabeleceu uma paleta discreta, com tons de azul marinho e cinza. 

 

 

Além das cores, outro aspecto que contribuiu para uma composição leve foi o planejamento da iluminação artificial. Para tanto, a arquiteta fez um projeto formado por elementos variados, como luzes de fibra óptica que simulam estrelas, luminárias pendentes em formato de nuvem e uma sanca invertida.

 

Pensando na ocupação do espaço, os móveis foram escolhidos a dedo para que tudo se encaixasse no cômodo com conforto. Além disso, a arquiteta ainda se valeu da tecnologia retrátil para o trocador, poupando um espaço considerável. 

 

Como você acabou de com o quarto do Otto, é plenamente possível adaptar os pequenos espaços às necessidades cotidianas. Basta criar estratégias para ocupar seus cômodos de forma racional, além de uma boa escolha nas cores para dar sensação de amplitude.

 

E depois de descobrir como decorar espaços pequenos da melhor forma, o que você acha de aprender a usar contrastes na decoração? Confira agora mesmo nosso post e descubra nossas dicas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *