11 de agosto de 2020

Delimitar espaços com tinta: como fazer de forma simples

Com casas e apartamentos cada vez mais compactos, muitas vezes nos deparamos com a necessidade de criar ambientes multifuncionais ou integrados. Dessa forma, o quarto pode virar lugar de estudo e a sala dividir espaço com o escritório. Uma forma criativa de melhorar essa divisão é delimitar espaços com tinta.

 

Conhecida como “pintura setorizada”, a técnica dá um resultado moderno ao ambiente, criando um efeito visual que determina onde começa e onde termina um espaço. Para saber como fazê-la em sua casa, confira nossas dicas abaixo!

 

1. Escolha as cores

 

A pintura setorizada é feita por meio do contraste entre duas ou mais cores. Sendo assim, a primeira etapa para quem quer empregar esta técnica é escolher quais cores serão utilizadas, tendo em mente o local onde ela será aplicada. 

 

Logo, pense no estilo de decoração do espaço e suas preferências. Uma decoração moderna e jovem é perfeita para combinar com tons vibrantes, por exemplo. Ademais, a função do ambiente também deve ser levada em conta, afinal, um espaço de trabalho exige cores mais serenas, enquanto uma sala pode ser mais ousada.

 

2. Delimite os espaços

 

 

 

Depois de escolher as cores, é hora de determinar o tamanho que cada espaço deve ter para fazer as marcações. Se você pensa em fazer um home office no seu quarto, por exemplo, escolha a parede que sua escrivaninha vai ocupar e delimite o espaço necessário para ela e para quaisquer outros móveis que sejam necessários para o ambiente. 

 

Para fazer essa marcação, você pode utilizar a boa e velha fita crepe, que permite pintar linhas sem falhas, já que cria uma barreira para a tinta não vazar além do limite.

 

3. Use efeitos gráficos

 

Você pode seguir o caminho mais simples e fazer linhas paralelas dividindo os espaços, em formato de quadrado. Quem quer um efeito mais elaborado, porém, pode se valer de diferentes formatos gráficos, que nós apresentamos brevemente abaixo:

 

Caixa ou bloco

 

Delimitar espaços com tinta em formato de bloco

 

Quando você pinta o chão ou o teto com a mesma cor da parede, cria uma sensação tridimensional que faz o espaço colorido parecer com uma caixa.

 

Geométrico

 

Delimitar espaços com tinta e pintura geométrica

 

As formas geométricas também podem ser utilizadas para separar espaços, conferindo um visual contemporâneo e super antenado às tendências do momento. Nesse caso, deixe sua imaginação fluir e aplique desenhos em formato de triângulo, círculo ou quadrado para delimitar os ambientes.

 

Meia parede

 

Meia parede em sala

A queridinha do momento para delimitar espaços com tinta é a meia parede. Esse é um artifício que pode ser utilizado em qualquer cômodo para dar a sensação de mais amplitude. No entanto, ela não precisa ser aplicada em todo o espaço. Você também pode se valer dele como uma forma de destacar um espaço com um fim específico. 

 

Como você acabou de ver, a pintura setorizada requer um pouco de planejamento e habilidades manuais, mas pode ser a solução que você precisa para ajudar na organização de seus ambientes integrados, além de incrementar a decoração da sua casa.

 

E agora que você já sabe como delimitar espaços com tinta, que tal continuar recebendo dicas de decoração para deixar sua casa ainda mais bonita? Assine nossa newsletter e receba nossos posts em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *