22 de julho de 2020

Sobrou tinta? Confira 5 formas de aproveitar os restos do produto

Terminou sua reforma e sobrou tinta? Saiba que o descarte desse tipo de material precisa ser feito de forma específica. Inclusive, já falamos sobre isso neste texto. Porém, por que jogar tinta fora se você pode aproveitar as sobras? 

 

 

É exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Separamos cinco coisas que você pode fazer quando perceber que sobrou tinta na lata. Confira nossas dicas e aproveite ao máximo seu investimento!

 

 

Decorar portas e molduras de janelas

sobrou tinta

Foto: reprodução

Já pensou em personalizar sua porta? E as molduras das janelas? Com aquele restinho de tinta que ficou na lata isso é perfeitamente possível. O resultado fica incrível e é preciso pouca tinta para estilizar essas superfícies. 

 

 

Dependendo da quantidade de produto que você tenha disponível, dá para pensar em grafismos, meia pintura, listras e muitas outras coisas. Experimente também pintar as molduras ou batentes da porta!

 

 

Remendar marcas e arranhões nas paredes

sobrou tinta

Foto: reprodução

Remendar eventuais arranhões na pintura da casa é outra coisa que você pode fazer com o restinho de tinta que sobrou na lata. Como você deve saber, esses arranhões tendem a surgir com uma certa frequência. Logo, guardar as sobras do produto pode evitar a necessidade de uma nova compra de lata.

 

 

Remodelar móveis e acessórios antigos

Pintar os pés da cadeiras da mesa de jantar, o tampo da própria mesa, fazer detalhes em móveis antigos ou, se possível, pintá-los inteiros. Por que não? Dependendo da quantidade de tinta (e se o material em questão puder ser pintado com ela), nada te impede de fazer isso! Já ensinamos como você pode dar uma nova cara a móveis antigos. Clique aqui para conferir e se inspirar!

 

 


 

 

Pintar armários ou a despensa da casa

Já viu interiores de armários pintados? Além de dar um charme extra ao móvel, dá pra fazer isso com pouquíssima tinta. O mesmo vale para as prateleiras da despensa. Como a maioria delas são feitas de alvenaria, pode ser ainda mais fácil personalizá-las! 

 

 

Lembre-se apenas de verificar se a tinta utilizada pode ser aplicada na superfície, e dê preferência a produtos à base d’água para fazer esse trabalho.

 

 

Sobrou tinta? Faça estêncil decorativo

sobrou tinta

Foto: reprodução

Já pensou em fazer pintura com moldes vazados? Essa técnica de estêncil é, além de muito simples, uma excelente alternativa para aproveitar os restos do produto. Inclusive, também já falamos sobre esse tipo de técnica aqui no blog. Clique aqui para dar uma olhada.

 

 

Quais cuidados devo ter ao usar restos de tinta?

Primeiramente, quando perceber que sobrou tinta e utilizar todo o resto, saiba como descartar a embalagem corretamente. Afinal, trata-se de um produto químico que não é diluído facilmente e pode poluir tanto a água quanto o solo.

 

 

Além disso, é possível que você encontre a tinta um pouco mais espessa quando for utilizá-la, mas isso pode ser resolvido de forma simples: basta colocar um pouco do solvente que o produto pede (aguarrás ou água) para fazer a tinta voltar à textura original.

 

 

E aí, gostou das dicas? No nosso Pinterest você irá encontrar inspirações para cada uma das dicas que demos aqui. Não deixe de passar lá para conferir! Se esse artigo foi útil para você, não deixe de comentar aí embaixo e continuar acompanhando conteúdos! Já para ficar sabendo sempre que entrar novidade por aqui, assine nossa newsletter.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *