15 de julho de 2020

Contrastes na decoração: aprenda como fazê-los e inspirações!

Quando se trata da decoração de uma casa, optar por seguir um mesmo estilo de decoração e contar com uma paleta de cores linear nos ambientes é a opção mais segura e, portanto, a mais utilizada. 

 

 

Porém, se você acha que seguir uma única linha decorativa nos espaços tornará a decoração do seu lar entediante, misturar cores e criar contrastes é uma saída. Afinal, quando essa mistura é feita com conhecimento, ela dá vida ao espaço.

 

 

Sendo assim, se você quer saber quais são os caminhos que podem ser tomados para ousar e criar contrastes na decoração, confira aqui as principais regras e deixe sua casa ainda mais estilosa!

 

 

Como criar contrastes na decoração?

Contrastes na decoração

Foto: reprodução

Primeiramente, é importante saber que para criar bons contrastes é preciso entender como fazê-los de forma harmônica. Nesse caso, utilizar o círculo cromático na decoração é a forma mais simples de obtê-los. Dito isso, saiba que os contrastes podem ser obtidos de várias formas. 

 

Contraste monocromático

contrastes na decoracao

Foto: reprodução

A combinação de cores monocromáticas é uma delas. Nesse caso, ela é feita quando se escolhe diferentes tons de uma mesma cor. Logo, esse tipo de contraste é recomendado para quem quer criar ambientes. Tendo em vista que não são necessariamente ousados, mas apresentam suas nuances.

 

 

Por exemplo: uma cozinha que possui tons de cinza claros e escuros pode ser considerada como contrastante, mesmo que não haja um contraste entre cores diferentes no local.

 

 

Contraste com triangulação

contrastes na decoracao

Foto: reprodução

Se você optar pela ousadia, a triangulação ou tríade é a opção perfeita. Ela é baseada em  três cores com a mesma distância entre si no círculo cromático. Logo, os resultados são ousados e com bastante contraste.

 

 

Contraste com tons complementares 

contrastes na decoracao

Foto: reprodução

Outra combinação de cores possível é com tons complementares, ou seja, aqueles que são opostos no círculo. Eles dão o máximo de contraste, pois acabam misturando cores frias e quentes e criando, a partir disso, harmonizações cheias de estilo. Esse contraste é mais simples de ser feito do que os baseados na triangulação, mas também cria paletas ousadas. 

 

 

Dicas adicionais para fazer contrastes na decoração

contrastes na decoracao

Foto: reprodução

Como os contrastes chamam muita atenção, uma dica para não sobrecarregar o ambiente é usar uma cor como dominante e a outra apenas em detalhes. 

 

 

Além disso, pelo fato de serem vibrantes, cores primárias podem criar composições incríveis quando são postas ao lado de tons mais neutros. 

 

 

Ademais, a seguinte lógica pode te ajudar na hora de fazer contrastes na decoração: ambientes com revestimentos coloridos combinam mais facilmente com mobiliário e itens decorativos em tons neutros ou pastel.

 

 

Quando se trata do contrário, ou seja, móveis e objetos de decoração coloridos, os revestimentos podem ser neutros. Isso ajuda a harmonizar as tonalidades sem pesar demais ou deixar o ambiente visualmente confuso.

 

 

Faça contrastes na decoração pensando no todo

A casa não precisa ter contrastes em todas as partes, visto que cada ambiente tem suas particularidades. Porém, é interessante que eles conversem entre si. Logo, considerar a casa inteira ajudará você a formar boas transições entre ambientes e, assim, criar espaços mais harmônicos. Você pode utilizar elementos de cor, que foram citados aqui, mas escalas e texturas também ajudam a dar essa ideia de continuidade. 

 

 

Este artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com alguém que também quer deixar algum ambiente da casa mais ousado! Por fim, se quiser conferir mais conteúdos como este, continue lendo os posts aqui do blog. Inscreva-se na newsletter para recebê-los em primeira mão!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *