13 de maio de 2020

Limpeza pós pintura: o que deve ser feito, dicas e sugestões

Só quem já fez alguma reforma em casa sabe o quanto ela costuma ser cansativa. Porém, a hora de parar para admirar o trabalho não é após o término da pintura, e sim quando está tudo limpo. Apesar de cansativa, uma limpeza pós pintura é essencial para não deixar rastros definitivos da pequena reforma em sua casa. Manchas de tinta no piso e nos móveis são os principais riscos. 

 

Logo, seguir alguns passos podem te ajudar a fazer esse trabalho nada agradável de uma maneira mais simples. Se você se interessou, continue lendo para descobrir o que pode tornar uma limpeza pós pintura mais efetiva!

Limpeza pós pintura: por onde começar?

Foto: Freepik / Reprodução

Primeiramente é preciso começar pelo “grosso”, ou seja, retirando os restos de materiais. Logo após, limpe a poeira do local e tire tudo que pode manchar durante o processo. Para fazer uma limpeza minuciosa, a fim de não deixar nada sujo, comece pelos cantos de cada cômodo pintado. A partir deles você segue até o centro do ambiente. 

 

Caso você não consiga retirar uma mancha ou resíduo enquanto estiver fazendo essa etapa da limpeza, não force: marque o local onde a mancha ficou para, depois e com calma, voltar à área e fazer a remoção. 

 

Nesses casos, o apoio de uma espátula é super bem-vindo. Porém, é preciso ter muito cuidado quando for usá-la para não danificar o revestimento que ficou sujo. 

 

Como tirar tinta das superfícies

limpeza pós pintura - passando esponja no chão

Foto: Freepik / Reprodução

Se você tirou o jornal do piso quando terminou de pintar e percebeu que caiu tinta nele, o mais recomendado é utilizar removedores de tinta. Entretanto, não existe um removedor universal: é preciso checar, na embalagem da tinta que você escolheu, qual produto é o mais adequado para fazer a limpeza. Caso você não faça isso, correrá o risco de deixar manchas ainda maiores. 

 

Tendo o produto em mãos, aplique-o na área manchada. Se a superfície for sensível, dissolva-o em um pouco de detergente neutro para deixá-lo menos abrasivo. Quando a tinta for a base de água, tudo é mais simples: um pano úmido sobre a mancha já é suficiente para retirá-la. Porém, o ideal é que você consulte o vendedor da loja onde irá comprar a tinta em relação a isso, antes mesmo de efetuar a compra.

 

Outros cuidados pós-pintura

Por fim, atente-se também a esses detalhes durante a limpeza pós pintura:

  • para limpar os vidros, use espátulas para lixar a tinta seca de forma delicada;
  • ranhuras e relevos podem ser limpos com escova de aço;
  • para tirar tinta de azulejo, você pode usar uma palha de aço com detergente;
  • para tirar tinta do piso, use uma solução com 5 partes de água para uma de cloro;
  • caso a limpeza seja em cerâmica, a solução de água e cloro deve ser de 20 para uma;
  • use luvas e lave o chão com água e detergente após remover a tinta;
  • para tirar tinta de portas e janelas, use removedor específico para tintas, como solventes;
  • limpe tapetes, carpetes e tecidos com aguarrás;
  • quando limpar pincéis e rolos, não esqueça de verificar se a pia ficou suja;
  • no fim da limpeza, varra o local mais uma vez.

Viu só? Não é difícil fazer uma boa limpeza pós-pintura! Com disposição e os equipamentos certos, você conclui essa etapa de forma prática e rápida.

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de conferir outros artigos relacionados a procedimentos de pintura aqui no blog! Além disso, para receber nossas novidades, inscreva-se na newsletter e nos siga no Pinterest!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *