30 de abril de 2020

Tinta spray na decoração: conheça 5 formas de utilização

A tinta spray na decoração é perfeitamente possível e, além disso, uma aquisição excelente para dar um up no estilo da casa. Afinal, além da diversidade de cores e facilidade de aplicação, seu uso permite a criação de diversos trabalhos. 

 

Se você está procurando inspirações para criar ambientes personalizados e cheios de estilo, confira as aplicações que sugerimos para usar a pintura com tinta spray na decoração, seja como protagonista ou complemento:

 

Desenhar grafites

tinta spray na decoração - grafite na sala

Foto: Pinterest / Reprodução

Talvez a mais conhecida das possibilidades, o grafite é uma forma de arte que vem ganhando cada vez mais espaço no interior das casas. 

 

O resultado é incrível e traz muita personalidade aos espaços. Caso você saiba desenhar, pode se arriscar na pintura. Se não for o caso, planeje o grafite que você quer na decoração e chame um grafiteiro para realizá-lo. 

 

Fazer grafismos

tinta spray na decoração - grafismos com spray

Foto: Pinterest / Reprodução

Grafismos nada mais são que padrões de determinadas formas geométricas. Dentro do grafismo não há limites para a personalização, já que é possível explorar uma vasta gama de referências: de riscos monocromáticos e linhas retas até curvas e riscos psicodélicos, os padrões para fazer as artes podem ser aleatórios. 

 

O mais legal é que os grafismos podem compor a decoração de qualquer ambiente da casa. Portanto, as possibilidades são inúmeras!

 

Pintura de móveis

tinta spray na decoração - pintura de móvel com spray

Foto: Pinterest / Reprodução

Se fazer qualquer pré-preparo do móvel para receber tinta não está em seus planos, a pintura feita com spray é uma excelente alternativa. 

 

Apesar de o acabamento ficar melhor optando por preparar a superfície antes de aplicar o spray, o resultado ainda é satisfatório apenas com a aplicação do spray. 

 

Nossa dica é fazer um teste antes de pintar tudo para ver como fica. Se sem a preparação for suficiente, vá sem medo!

 

Pintura de objetos de decoração

tinta spray na decoração - luminária pintada com tinta spray

Foto: Pinterest / Reprodução

A tinta spray também é super útil para retocar detalhes de objetos decorativos. Pintar molduras de quadros e espelhos, adicionar detalhes a vasos de planta, customizar abajures, tomadas… Enfim, diversas possibilidades. Ademais, a tinta spray seca super rápido, facilitando para quem quer repaginar o visual da casa de forma simples.

 

Pintar parede com stencil

tinta spray na decoração - pintura com spray

Foto: Pinterest / Reprodução

Por fim, se você não sabe desenhar, pode comprar ou fazer moldes vazados, chamados de stencil, para pintar a parede com tinta spray. Além de ser um processo simples, dá para ver o resultado em pouco tempo. Dá para misturar cores, formas e criar padrões com o processo, o que o torna ainda mais inventivo. 

 

Cuidados ao usar tinta spray na decoração

tinta spray na decoração

Foto: Pinterest / Reprodução

Limpe o objeto

Lembre-se que o objeto a receber a tintura precisa estar limpo, livre de poeira e gordura. Alguns materiais podem precisar ainda de lixamento ou aplicação de primer para a tinta aderir melhor.

 

Agite bem

Dentro da lata do aerossol há a tinta e o solvente. Por isso,é fundamental agitá-la para que os dois produtos se misturem. Inclusive, o correto é agitar o spray fazendo movimentos circulares e não movimentos verticais, como a maioria das pessoas fazem. Isso garantirá a pigmentação e consistência corretas da tinta.

 

Aplique da forma correta

O erro mais comum ao pintar com tinta spray é mirar a lata em um ponto fixo. Além de isso fazer com que a tinta escorra pelo material, ainda deixa a cobertura com relevo. 

 

Por isso, lembre-se de manter uma distância de 20 a 25 cm do objeto a ser pintado. Não esqueça também de movimentar o spray com movimentos de vai e vem, como se fosse uma linha horizontal. Assim, o pigmento cobre todos os locais da peça.

 

Gostou das dicas? Então aproveite para conferir os outros conteúdos do blog onde ensinamos a pintar móveis com tinta spray e, além disso, mostramos algumas inspirações com grafite. Ademais, não deixe de conferir nossa página no Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *