5 de abril de 2020

Tinta acrílica: características, onde usar e mais dicas

Você deve saber que existem vários tipos de tintas no mercado. Afinal, a diversidade de produtos é grande e as aplicações inúmeras. Logo, entender qual a tinta certa para pintar o que você precisa é fundamental para trazer o melhor resultado para o seu projeto. Assim como, para trazer mais durabilidade. 

 

A tinta acrílica, além de ser multi superfície, tem aplicação simples e acabamento resistente. Por isso, é uma das melhores opções para diversas finalidades. 

 

Mas se você ainda não conhece todas as possibilidades de uso da tinta acrílica, continue lendo este texto. Te mostraremos onde usá-la e suas vantagens frente aos outros tipos. Confira!

 

Características da tinta acrílica

Tinta acrílica sendo passada na parede

Foto: Pinterest / Reprodução

A tinta acrílica é solúvel em água e pode ser usada tanto em camadas finas quanto mais espessas. Ela tem os seguintes acabamentos disponíveis: fosco, acetinado e semibrilho, e sua principal característica é a resistência à umidade. A secagem também é super rápida, o que facilita a pintura de ambientes internos. 

 

Além disso, como a base dessa tinta é água possui baixo odor durante a aplicação do material. Isso facilita para quem não está acostumado com o cheiro. 

 

Por fim, a tinta acrílica é lavável. Dessa forma, é fácil remover a sujeira que pode aparecer em paredes e outros materiais com o tempo. Você só irá precisar de sabão neutro. Quem tem crianças ou animais de estimação em casa vai amar essa facilidade!

 

Onde usar tinta acrílica?

Mulher passando tinta acrílica com rolo

Foto: Pinterest / Reprodução

Versátil, a tinta acrílica pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Em relação aos materiais que podem recebê-la, a diversidade é grande: alvenaria, gesso e placas de drywall. Entretanto, deve-se verificar na embalagem se o produto é o mais indicado para aquela superfície.

 

Onde não usar tinta acrílica?

Latas de tinta acrílica com pincel em cima

Foto: Pinterest / Reprodução

Cerâmica, vidro e plástico são alguns dos materiais que não são indicados para usar tinta acrílica. Isso porque essas superfícies são extremamente lisas, o que faz a tinta descascar ou até soltar com muita facilidade.

 

Portanto, se você está pensando em utilizar a tinta acrílica veja algumas das nossas dicas:

 

1. Prepare bem a superfície

Parede sendo lixada

Foto: Pinterest / Reprodução

É essencial preparar a superfície a ser pintada. Isso irá garantir um acabamento de qualidade e até ajudar a economizar tinta em superfícies de alvenaria ou gesso. Entretanto, lembre-se de deixar a superfície livre de sujeira. 

 

2. Cuidado com a diluição da tinta

Materiais para aplicação de tinta acrílica

Foto: Pinterest / Reprodução

Uma das principais características da tinta acrílica é que ela se dilui em água. Fazer isso antes de iniciar o processo de pintura é essencial para facilitar a aplicação. 

 

Porém, seguir as recomendações do fabricante é fundamental para o efeito sair como desejado. Caso você abuse da quantidade de água, a tinta ficará transparente e não dará a cobertura necessária. 

 

3. Deixe a tinta secar para reaplicar

A cobertura total da superfície geralmente é obtida com mais de uma demão. Entretanto, é necessário esperar o intervalo estipulado pelo fabricante para a primeira camada secar antes de aplicar a segunda. Não esqueça!

 

Curtiu as dicas que demos sobre a tinta acrílica? Então não deixe de conferir outros posts em que explicamos acabamentos e preparação de parede. Além disso, para ficar por dentro das nossas novidades, não deixe de assinar a newsletter aí embaixo!


Um Comentário em “Tinta acrílica: características, onde usar e mais dicas

Quilengo Sebastião Antônio dos santos
7 de julho de 2021 em 11:47

Estas cores são boas, em fim, preciso de catálogos dos tipos de tintas e onde aplicar.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *