Tinta acrílica: características, onde usar e mais dicas
Você deve saber que existem vários tipos de tintas no mercado. Afinal, a diversidade de produtos é grande e as aplicações inúmeras. Logo, entender qual a tinta certa para pintar o que você precisa é fundamental para trazer o melhor resultado para o seu projeto. Assim como, para trazer mais durabilidade.
A tinta acrílica, além de ser multi superfície, tem aplicação simples e acabamento resistente. Por isso, é uma das melhores opções para diversas finalidades.
Mas se você ainda não conhece todas as possibilidades de uso da tinta acrílica, continue lendo este texto. Te mostraremos onde usá-la e suas vantagens frente aos outros tipos. Confira!
Características da tinta acrílica

Foto: Pinterest / Reprodução
A tinta acrílica é solúvel em água e pode ser usada tanto em camadas finas quanto mais espessas. Ela tem os seguintes acabamentos disponíveis: fosco, acetinado e semibrilho, e sua principal característica é a resistência à umidade. A secagem também é super rápida, o que facilita a pintura de ambientes internos.
Além disso, como a base dessa tinta é água possui baixo odor durante a aplicação do material. Isso facilita para quem não está acostumado com o cheiro.
Por fim, a tinta acrílica é lavável. Dessa forma, é fácil remover a sujeira que pode aparecer em paredes e outros materiais com o tempo. Você só irá precisar de sabão neutro. Quem tem crianças ou animais de estimação em casa vai amar essa facilidade!
Onde usar tinta acrílica?

Foto: Pinterest / Reprodução
Versátil, a tinta acrílica pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Em relação aos materiais que podem recebê-la, a diversidade é grande: alvenaria, gesso e placas de drywall. Entretanto, deve-se verificar na embalagem se o produto é o mais indicado para aquela superfície.
Onde não usar tinta acrílica?

Foto: Pinterest / Reprodução
Cerâmica, vidro e plástico são alguns dos materiais que não são indicados para usar tinta acrílica. Isso porque essas superfícies são extremamente lisas, o que faz a tinta descascar ou até soltar com muita facilidade.
Portanto, se você está pensando em utilizar a tinta acrílica veja algumas das nossas dicas:
1. Prepare bem a superfície

Foto: Pinterest / Reprodução
É essencial preparar a superfície a ser pintada. Isso irá garantir um acabamento de qualidade e até ajudar a economizar tinta em superfícies de alvenaria ou gesso. Entretanto, lembre-se de deixar a superfície livre de sujeira.
2. Cuidado com a diluição da tinta

Foto: Pinterest / Reprodução
Uma das principais características da tinta acrílica é que ela se dilui em água. Fazer isso antes de iniciar o processo de pintura é essencial para facilitar a aplicação.
Porém, seguir as recomendações do fabricante é fundamental para o efeito sair como desejado. Caso você abuse da quantidade de água, a tinta ficará transparente e não dará a cobertura necessária.
3. Deixe a tinta secar para reaplicar
A cobertura total da superfície geralmente é obtida com mais de uma demão. Entretanto, é necessário esperar o intervalo estipulado pelo fabricante para a primeira camada secar antes de aplicar a segunda. Não esqueça!
Curtiu as dicas que demos sobre a tinta acrílica? Então não deixe de conferir outros posts em que explicamos acabamentos e preparação de parede. Além disso, para ficar por dentro das nossas novidades, não deixe de assinar a newsletter aí embaixo!
- Anterior Como misturar cores e estampas na decoração
- Próxima Como pintar porta de madeira: confira o passo a passo
Quilengo Sebastião Antônio dos santos
7 de julho de 2021 em 11:47Estas cores são boas, em fim, preciso de catálogos dos tipos de tintas e onde aplicar.