13 de abril de 2020

Como pintar porta de madeira: confira o passo a passo

As portas são a primeira coisa que você vê quando chega em casa. Só que, na maioria das vezes, seu uso restringe-se a uma funcionalidade: controlar o acesso ao lar. Porém, a porta pode ser um super item de decoração da casa, e isso pode ser feito aprendendo como pintar porta de madeira.

Sendo assim, se você quiser fazer algo diferente – principalmente nas portas de acesso a ambientes internos – uma boa dica é apostar em tons vivos que harmonizem com as cores dos ambientes em que a porta está. 

 

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui um passo a passo de como pintar porta de madeira e sugestões de pintura para transformar esse item pouco valorizado em um dos protagonistas do seu lar. Confira!

 

Com qual tinta pintar porta de madeira?

Como pintar porta de madeira com trincha

Foto: Pinterest / Reprodução

Apesar de existirem diversos tipos de tinta para pintar porta de madeira, alguns são destinados a profissionais. Pois, eles conseguirão dar o acabamento certo à peça e têm a expertise necessária para manipular as tintas com componentes químicos nocivos. 

 

Mas, listamos aqui tipos de tinta que são tranquilos para você fazer o processo em casa com segurança:

 

Esmalte sintético à base de água

Essa tinta é a mais recomendada para madeira porque não possui cheiro forte e a secagem é rápida. Isso faz com que o intervalo entre uma demão e outra possa ser menor.

 

Além disso, os esmaltes sintéticos à base de água possuem acabamento mais resistente que a Látex PVA. Significa que ela pode ser usada em portas externas, assim como receber limpeza com água e sabão.

 

Esmalte sintético à base de solvente

Com poder de cobertura e rendimento maior que as tintas à base de água, o esmalte à base de solvente apresenta grande durabilidade e resistência. Além disso, o produto disponibiliza uma série de cores no sistema de preparação de tintas.

 

Materiais para pintar porta de madeira

Materiais para pintar porta de madeira

Foto: Pinterest / Reprodução

Para fazer o processo em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:

 

  • jornal ou papelão (para proteger o piso);
  • tinta adequada para madeira;
  • trinchas;
  • lixa para madeira;
  • espátula;
  • bandeja de tinta;
  • rolo;
  • massa ou cera para madeira, caso a porta esteja deteriorada;
  • máscara de proteção;
  • fita crepe;
  • água e sabão (para tintas à base d’água)
  • thinner e estopa (para tintas à base de solvente)

 

Como pintar porta de madeira: passo a passo

Lavagem e retirada do pó

Comece limpando a superfície da porta. Tire todo o pó e qualquer outra sujeira que esteja nela. Faça isso com água e sabão neutro. Terminada esta etapa deixe a madeira secar.

 

Preparação pré-pintura

Para preparar a porta de madeira para pintura, cubra as dobradiças e a maçaneta com fita crepe. Em seguida forre o chão usando jornal ou papelão, para evitar sujar o piso.

 

Lixe a porta

Coloque máscara de proteção, luvas e óculos. Passe a lixa em toda a porta e repita o processo se achar necessário (uma lixa mais grossa pode ser interessante para a madeira com tinta). Depois de lixar, limpe a porta com um pano úmido e espere secar. 

 

Corrija imperfeições

Se a porta for antiga ou está com imperfeições, use massa para retirá-las. Isso pode ser feito com o auxílio de uma espátula, para moldar. Espere secar e, caso seja necessário, passe a lixa novamente nos locais onde o produto foi aplicado. Assim a porta ficará sem imperfeições.

 

Aplique um primer

Para facilitar a pintura, aplique um primer. Ele deixa a tinta uniforme e minimiza a necessidade de aplicar muitas demãos. Assim que aplicá-lo, espere secar e lixe novamente para retirar o excesso de produto. 

 

Aplique a tinta

Siga as instruções da embalagem para preparar a tinta. Quando estiver pronta, use o rolo para pintar as áreas maiores e a trincha para superfícies onde ele não chega. Espere secar e veja se uma segunda demão será necessária. Se sim, pinte novamente.

 

Atente-se ao acabamento

Para dar acabamento à porta de madeira, escolha entre os efeitos acetinado, fosco ou semibrilho na hora de adquirir a tinta. Ele será responsável pelo aspecto que a porta ficará após o procedimento.  

 

Se você prefere ver o passo a passo de como fazer, assista este vídeo do canal Diycore que mostra os processos de como pintar porta de madeira sem dificuldade e dá uma super inspiração para você fazer em casa:

 

Como pintar porta de madeira: cuidados

porta de madeira amarela

Foto: Pinterest / Reprodução

Pinte sempre no mesmo sentido

Seja rolo ou trincha, faça a pintura sempre no mesmo sentido. Começou na vertical? Siga assim por toda a porta. Isso evita marcas e deixa o acabamento melhor.

 

Respeite o tempo de secagem

Entre uma demão e outra, assim como na finalização, respeite o tempo de secagem. Geralmente ele está descrito no próprio produto. Caso você não faça isso podem surgir manchas na pintura.

 

Limpe trinchas e rolo após o uso

Terminou de pintar a porta de madeira? Limpe todo o material que você utilizou. Coloque as trinchas e o rolo de molho em solução que dissolva a tinta. 

 

Aposte em cores mais claras

Para as portas internas dê preferência às cores mais claras, pois são mais fáceis de combinar e aumentam a luminosidade do ambiente. 

 

E aí, aprendeu como pintar porta de madeira? Agora é hora de pôr o conhecimento em prática! Caso tenha curtido este artigo, não deixe de conferir os outros que estão aqui no blog! Além disso, acesse nosso Pinterest e confira as inspirações de portas pintadas em casa que separamos por lá!


4 Comentários em “Como pintar porta de madeira: confira o passo a passo

Ricardo Libato
28 de outubro de 2021 em 23:29

Procuro a mais alta qualidade em meus trabalhos de pintura, por este motivo estou me inscrevendo com vcs

Responder
Fernanda Oliveira
18 de janeiro de 2022 em 10:43

Ficamos muito felizes com o feedback! Pode ter certeza que trabalharemos sempre pra trazer os melhores conteúdos!

Responder
Ricardo Lobato
28 de outubro de 2021 em 23:31

Procuro melhores qualidades em meus trabalhos de pinturas

Responder
Ricardo Lobato
28 de outubro de 2021 em 23:32

Gostei muuto

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *