10 de março de 2020

Cores que aumentam ambientes: descubra quais são e como usar

Cores que aumentam ambientes - sala com escada e equipamentos de pintura

Foto: Freepik / Reprodução

A tendência do mercado imobiliário é construir imóveis cada vez menores, e se você não souber escolher o tom certo para pintar sua casa ela parecerá ainda menor. Sim, as cores podem influenciar a percepção dos espaços. Logo, existem cores que aumentam ambientes, e você pode usá-las a seu favor.

 

Inclusive, esse é um truque de decoração que dá para utilizar gastando muito pouco e em pouquíssimo tempo, visto que em um dia, a depender da tinta, é possível ver o resultado.

 

Por isso, saber quais são as cores que aumentam ambientes como usá-las é fundamental para evitar a sensação de estreitamento dos ambientes da sua casa. Então, confira aqui tudo o que você precisa saber!

 

O modo de pintar faz toda a diferença

Cores que aumentam ambientes - sala com pintura

Foto: Unsplash / Reprodução

Para começar, é preciso saber que escolher bem as paredes que você irá pintar faz parte da mágica. Por exemplo: usar cores escuras em todas as paredes e no teto compactarão o ambiente em questão.

 

Sendo assim, se o seu intuito for criar a sensação de ambiente mais largo, é aconselhável pintar o fundo e o teto com tons escuros. As laterais, entretanto, devem ter cores que aumentam ambientes, ou seja, claras.

 

Por fim, para diminuir a profundidade em ambientes retangulares, basta pintar a parede do fundo do ambiente com uma cor escura e deixar as demais paredes e teto claros. Este vídeo da Coral mostra como cada tipo de pintura interfere no espaço do ambiente.

 

Dicas de cores que aumentam ambientes

Abuse dos tons claros

Cores que aumentam ambientes - sala com escada e parede pintada com várias cores

Foto: Freepik / Reprodução

Pode parecer óbvio, mas a ideia aqui não é colocar o branco em tudo. O que vai diferenciar um ambiente espaçoso de um sem graça é usar as variações de tons claros a seu favor. Off-white, cinza, neve e outras variações de branco, assim como o bege e cores mais claras funcionam muito bem.

Crie uma espécie de tom sobre tom, que já falamos aqui no blog. Além disso, a combinação de cores pode ser feita utilizando os princípios do círculo cromático! Se você não o conhece, confira nosso post sobre ele.

 

Defina o que é destaque no ambiente

Cores que aumentam ambientes - sala com parede verde

Foto: Feeling Interiores / Reprodução

Para aumentar a sensação de espaço em ambientes menores, também é possível utilizar pontos de cor como destaque. Isso serve tanto para paredes quanto para o resto da decoração. A dica aqui é manter o tom sobre tom que já combinamos, inclusive na cor de destaque do ambiente, e abusar das cores em itens de decoração.

Porém, cuidado com o tamanho das peças: sofás, por exemplo, podem estreitar o espaço. Dessa forma, aposte em itens menores para não destoar no local.

 

Por que não apostar em formas?

Cores que aumentam ambientes - sala de estar e jantar com parede geométrica

Foto: Marcus Camargo / Divulgação

Se além de um espaço pequeno você tem teto baixo, que tal resolver os dois problemas de uma vez só? Utilizando listras verticais você consegue dar a sensação de elevação do teto. No entanto, lembre-se de utilizar as listras na parede do fundo do ambiente para não achatá-lo.

 

Porém, se você precisa fazer com que o ambiente fique mais amplo e menos profundo, use listras horizontais no chão. Inclusive, um tipo de tinta ideal para isso é a epóxi, que também já falamos sobre aqui no blog.

 

Para descobrir outras possibilidades de uso de tons neutros e estratégias de pintura para ampliar espaços, consulte um profissional de confiança e conheça toda a cartela de tons claros das principais fabricantes. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo e conferir outras postagens do nosso blog e algumas inspirações para este post em nossa página do Pinterest!

 

2 Comentários em “Cores que aumentam ambientes: descubra quais são e como usar

maderli
9 de novembro de 2020 em 07:36

Preciso pintar meu apto estou sem ideia de cor, é pequeno fica na praia, tem 2 quartos , sala e o corredor.

Responder
Fernanda Oliveira
8 de abril de 2021 em 08:42

Olá 😃! O primeiro passo é executar a medição da área por completo ☑️, para garantir a quantidade correta das tintas, além de evitar desperdícios. Procure uma das nossas lojas mais próximas para que um dos nossos consultores possam analisar com clareza toda a situação.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *