27 de março de 2020

Como misturar cores e estampas na decoração

Se você quer aprender como misturar cores e estampas na decoração, saiba que isso não é tarefa difícil. O que você vai precisar é, primeiro, descobrir as cores certas para serem usadas nos ambientes e, segundo, como harmonizá-las com os diferentes tipos de estampas.

 

Afinal, opções não faltam: passando pela geometria, pelo animal print e até pela texturização, saber o que vai bem com o quê é essencial. Por isso, para aprender como misturar cores e estampas na decoração, não deixe de conferir, logo abaixo, o que separamos para te ajudar:

 

Afinal, como misturar cores e estampas na decoração?

Para quem deseja dar uma nova cara aos ambientes e não sabe por onde começar, é preciso estar ciente de que as paredes têm importância fundamental na harmonização. Por isso, opte por cores curinga, como as neutras – branco, cinza e preto.

Além disso, tonalidades mais claras de outras cores também podem compor decorações mais ousadas. Destaque para o azul, o verde e o amarelo. Quando usadas em tons pastel, elas dão um ar leve e sofisticado ao espaço.

 

Escolha as cores certas para cada estampa

como misturar cores e estampas na decoração - sala com parede estampada

Foto: Unsplash / Reprodução

Depois que você escolher uma cor para ser o ponto de partida, um ótimo truque para não errar na hora de misturar cores e estampas na decoração é pensar em tons próximos e equivalentes. Isso porque o jeito mais fácil de harmonizar uma cor sólida com uma estampa é utilizando a semelhança de tons.

 

Com isso, caso você escolha um azul ou verde na parede, por exemplo, escolha estampas que conversem com essas cores. Assim, você torna a transição mais natural e não carrega o ambiente com muitas informações.


Porém, a mistura também pode ser baseada nas combinações que obtemos através do círculo cromático, sobre o qual já falamos aqui no blog. Sendo assim, você pode utilizar misturas análogas, complementares e também monocromáticas. Fica a seu critério, mas lembre-se que esse tipo de combinação demanda mais conhecimento técnico. Portanto, consultar um profissional, nesses casos, pode ser o mais adequado.

 

Misture estampas nos móveis

Como misturar cores e estampas na decoração - almofadas estampadas

Foto: Unpslash / Reprodução

Chegamos ao consenso de que o ideal para as paredes, nesses casos, é usar tons mais claros. Então, chegou a hora de ousar: se você gosta de móveis estampados, use e abuse! Sofás, poltronas e tapetes são ótimos locais para adicionar estampas. Entretanto, além deles, você pode ousar pintando aparadores, mesas de centro e outras peças do mobiliário.

 

Abuse dos objetos de decoração

Foto: Unsplash / Reprodução

Além dos móveis, os objetos de decoração são parte essencial da mistura de cores na parede e estampas. Por isso vasos, abajures, quadros, almofadas e mantas ajudam a dar personalidade ao ambiente. Mas, nada te impede de utilizar outros objetos decorativos estampados.

 

Só lembre-se que o ideal é que sejam utilizados, no máximo, três tipos diferentes de estampa, podendo ficar distribuídas entre os móveis e os objetos de decoração. Então, pense onde o uso delas dará mais destaque ao ambiente que você está planejando.

 

 

Quais estampas utilizar na decoração?

Experimente utilizar estampas como o floral, que está super em alta. Os grafismos e estampas geométricas também costumam funcionar muito bem na decoração de ambientes. Sobretudo, quando são misturadas com cores.

 

Além disso, as tradicionais listras ou bolinhas, assim como o animal print ou trabalhos artesanais, também podem fazer parte da decor dos seus espaços. Atente-se apenas ao local onde elas serão utilizadas e se conversam com as cores usadas no resto do lugar.

 

Viu como é fácil aprender como misturar cores e estampas na decoração? Se você curtiu este texto e ele te ajudou a dar o primeiro passo para decorar sua casa desse jeito, não deixe de assinar nossa newsletter para acompanhar todas as novidades.

 

Ah, também fizemos uma pasta no Pinterest com sugestões de ambientes que misturam perfeitamente cores e estampas para você se inspirar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *