22 de fevereiro de 2020

Tinta para móveis: descubra os principais tipos e como usá-los

tinta para móveis - cadeira pintada com spray

Tinta para móveis é uma excelente alternativa para restaurar móveis antigos. Foto: Pinterest / Reprodução

Não é porque um móvel está desgastado que você precisa se desfazer dele. Afinal, muitas vezes apenas a superfície do objeto não está em boas condições.

 

Para esses casos, uma boa alternativa é utilizar tintas para móveis. Afinal, além de encobrir os sinais da idade daquela peça que você tanto gosta, custa bem menos do que comprar um novo item para a casa.

 

Mas existem alguns tipos de tintas para essa finalidade. Portanto, saber qual delas é a melhor opção é fundamental para não perder tempo e dinheiro. Por isso, explicamos logo abaixo quais são os principais tipos de tinta para móveis e em quais peças cada um deles se sai melhor. Acompanhe!

 

Esmalte sintético

esmalte sintético - passando esmalte sintético com pincel em madeira

Foto: iStock

Ideal para madeira, esse tipo de tinta para móveis é utilizado para pintar madeiras e metais. Além de ser de fácil aplicação, o esmalte sintético é bastante durável. Caso seja bem aplicado e conservado, pode durar até 10 anos.

 

Atente-se na hora de usar: o esmalte sintético precisa ser diluído em solvente tipo aguarrás antes da aplicação.

 

Verniz

tinta para móveis - verniz sendo passado em mesa de madeira

Foto: 123RF / Reprodução

Verniz é um esmalte incolor que dá acabamento aos móveis, enobrece e revitaliza a madeira, além de possuir alta resistência ao intemperismo. Ele é bastante versátil, Isso porque o verniz pode ser encontrado tanto em sua forma transparente quanto em versões com cor.

 

Tinta Epóxi

tinta para móveis - rolo de pintura com tinta epóxi

Foto: iStock / Reprodução

Durável, resistente à umidade e de fácil aplicação, esse tipo de tinta para móveis é indicado para pinturas em azulejos e pisos, além de ótima resistência à abrasão e resistência química. Ela é uma excelente pedida porque consegue aderir a diversas superfícies. Pode ser encontrada em acabamentos fosco, acetinado e brilhante.

 

Como usar tinta para móveis?

O primeiro e mais trabalhoso passo a ser dado é antes de utilizar tinta para móveis é lixar a superfície do móvel que será pintado. Esse passo é importante porque fará com que a tinta fixe melhor e não descasque com facilidade.

 

Outra coisa que precisa ser observada, antes de começar a pintar, é se a superfície está limpa e sem resíduos. Isso evita que o acabamento fique com falhas. Depois você pode colocar massa para madeira em todas as rachaduras ou imperfeições. Ela evitará que os defeitos fiquem aparentes após a pintura.

 

Utilize também um primer antes de começar a pintar o móvel. Nesse caso, o ideal é que se passe duas demãos, mas verifique na embalagem do produto a necessidade e o intervalo mínimo de secagem entre uma demão e outra.

 

E aí, o que você achou das dicas? Se quiser saber um pouco mais sobre processos de preparação de parede e tipos de acabamento, clique aqui. Aproveite também para nos seguir no Pinterest e conferir, além de muitas inspirações para decorar sua casa, dicas simples e práticas de DIY.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *