9 de janeiro de 2020

Marmorização de parede: confira dicas para fazer em casa!

Fazer marmorização de parede é super prático e um baita investimento pra valorizar aquela área da sua casa que precisa de uma repaginada.

Afinal, conhecido por sua elegância e requinte, o mármore é um dos materiais mais nobres da construção civil. Porém, seu custo elevado dificulta a sua utilização. 

marmorização de parede - textura de mármore em sala de estar

Foto: Pinterest / Reprodução

Por sorte, é possível dar, a um revestimento feito com tinta, a textura de mármore. Essa técnica é conhecida como marmorização de parede e proporciona um visual incrível a qualquer ambiente! 

Portanto, se você ficou interessado e está em busca de dicas de como fazer isso em casa, leia abaixo o que é preciso fazer para realizar esse tipo de pintura sem complicações. Além disso, aproveite e confira algumas paredes incríveis para se inspirar!

 

O que é marmorização de parede?

Marmorização de parede - sala com efeito marmorato

Foto: Decor Fácil / Reprodução

Marmorização é o processo no qual uma superfície recebe pintura e tratamento para ganhar o aspecto do mármore. Além de ser um procedimento simples e econômico, esse revestimento pode ser feito em paredes e bancadas.

Ademais, colunas e até superfícies em madeira podem receber esse tipo de tratamento. A principal característica dessa técnica é, além da ilusão perfeita de um mármore, a originalidade. 

Afinal, por ser um processo artesanal, nenhuma superfície marmorizada ficará idêntica à outra. Isso torna cada trabalho único. Legal, né?

 

Como fazer marmorização de parede?

marmorização de parede - uniformização da parede

O primeiro passo é uniformizar a parede para receber a textura. Foto: Uol / Reprodução

Para realizar o processo de marmorização, você irá precisar de:

  • Lixa 500
  • Selador de parede
  • Desempenadeira
  • Tinta com textura marmorizada
  • Rolo de pintura
  • Pano seco ou vassoura de cerdas macias
  • Cera pastosa incolor

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma boa preparação de parede para conseguir o acabamento ideal. Por isso lixe bem a superfície, na qual o revestimento será feito, antes do procedimento. O ideal é lixar até nivelar a parede, para retirar todas as imperfeições.

Leia também: como preparar a parede para receber tinta

Logo após, passe um pano seco para retirar o pó do local. Assim você evita que o acabamento fique com falhas. 

O próximo passo é aplicar um selador acrílico. Aplique duas demãos, utilizando para isso um rolo de pintura. O intervalo de aplicação entre uma demão e outra deve ser de, no mínimo, quatro horas.

Feito esse processo, é hora de pôr a mão na massa. Pegue a textura e, com o auxílio de uma desempenadeira, aplique em toda a extensão da parede. A dica nessa etapa é fazer isso da forma mais irregular possível para que o efeito fique mais aparente.

marmorização de parede - como dar textura à parede

Foto: 123RF / Reprodução

Posteriormente, aplique três demãos da textura em intervalos de quatro horas. Após a última demão aguarde 24 horas para fazer os últimos processos. 

Depois desse tempo, lixe a parede mais uma vez para retirar relevos. Limpe novamente e, por fim, aplique a cera com um pano ou espuma em toda a superfície. 

Pronto! O resultado fica incrível e dará destaque a qualquer área da casa. Inclusive, é válido ressaltar que cozinhas e banheiros podem receber esse tipo de revestimento sem problemas. Então, mãos à obra!

Leia também: como usar o círculo cromático na decoração

Precisando de mais ideias? Confira em nosso Pinterest algumas inspirações de cores e ambientes para deixar sua casa ainda mais linda!  Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber dicas em primeira mão.

2 Comentários em “Marmorização de parede: confira dicas para fazer em casa!

Nilson Ferreira
21 de julho de 2020 em 18:20

Boa noite, quero pintar minha piscina. O concreto e foi apenas aplicado impermeabilizante. Qual a melhor opção de tinta epóxi e qual a vida útil?

Responder
Equipe Blog das Cores
7 de agosto de 2020 em 11:48

Caro Nilson, primeiramente precisamos nos certificar que o concreto já tem 28 dias de cura. Temos uma tinta específica para PISCINA. Não existe uma formalização de vida útil, uma vez que irá depender muito do uso da piscina após a pintura.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *