9 de janeiro de 2020

Marmorização de parede: confira dicas para fazer em casa!

Fazer marmorização de parede é super prático e um baita investimento pra valorizar aquela área da sua casa que precisa de uma repaginada.

Afinal, conhecido por sua elegância e requinte, o mármore é um dos materiais mais nobres da construção civil. Porém, seu custo elevado dificulta a sua utilização. 

marmorização de parede - textura de mármore em sala de estar

Foto: Pinterest / Reprodução

Por sorte, é possível dar, a um revestimento feito com tinta, a textura de mármore. Essa técnica é conhecida como marmorização de parede e proporciona um visual incrível a qualquer ambiente! 

Portanto, se você ficou interessado e está em busca de dicas de como fazer isso em casa, leia abaixo o que é preciso fazer para realizar esse tipo de pintura sem complicações. Além disso, aproveite e confira algumas paredes incríveis para se inspirar!

 

O que é marmorização de parede?

Marmorização de parede - sala com efeito marmorato

Foto: Decor Fácil / Reprodução

Marmorização é o processo no qual uma superfície recebe pintura e tratamento para ganhar o aspecto do mármore. Além de ser um procedimento simples e econômico, esse revestimento pode ser feito em paredes e bancadas.

Ademais, colunas e até superfícies em madeira podem receber esse tipo de tratamento. A principal característica dessa técnica é, além da ilusão perfeita de um mármore, a originalidade. 

Afinal, por ser um processo artesanal, nenhuma superfície marmorizada ficará idêntica à outra. Isso torna cada trabalho único. Legal, né?

 

Como fazer marmorização de parede?

marmorização de parede - uniformização da parede

O primeiro passo é uniformizar a parede para receber a textura. Foto: Uol / Reprodução

Para realizar o processo de marmorização, você irá precisar de:

  • Lixa 500
  • Selador de parede
  • Desempenadeira
  • Tinta com textura marmorizada
  • Rolo de pintura
  • Pano seco ou vassoura de cerdas macias
  • Cera pastosa incolor

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma boa preparação de parede para conseguir o acabamento ideal. Por isso lixe bem a superfície, na qual o revestimento será feito, antes do procedimento. O ideal é lixar até nivelar a parede, para retirar todas as imperfeições.

Leia também: como preparar a parede para receber tinta

Logo após, passe um pano seco para retirar o pó do local. Assim você evita que o acabamento fique com falhas. 

O próximo passo é aplicar um selador acrílico. Aplique duas demãos, utilizando para isso um rolo de pintura. O intervalo de aplicação entre uma demão e outra deve ser de, no mínimo, quatro horas.

Feito esse processo, é hora de pôr a mão na massa. Pegue a textura e, com o auxílio de uma desempenadeira, aplique em toda a extensão da parede. A dica nessa etapa é fazer isso da forma mais irregular possível para que o efeito fique mais aparente.

marmorização de parede - como dar textura à parede

Foto: 123RF / Reprodução

Posteriormente, aplique três demãos da textura em intervalos de quatro horas. Após a última demão aguarde 24 horas para fazer os últimos processos. 

Depois desse tempo, lixe a parede mais uma vez para retirar relevos. Limpe novamente e, por fim, aplique a cera com um pano ou espuma em toda a superfície. 

Pronto! O resultado fica incrível e dará destaque a qualquer área da casa. Inclusive, é válido ressaltar que cozinhas e banheiros podem receber esse tipo de revestimento sem problemas. Então, mãos à obra!

Leia também: como usar o círculo cromático na decoração

Precisando de mais ideias? Confira em nosso Pinterest algumas inspirações de cores e ambientes para deixar sua casa ainda mais linda!  Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber dicas em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *